25 de novembro de 2024

Chile colocará em circulação seu primeiro ônibus elétrico nacional

O Ministério dos Transportes e Telecomunicações do país apresentou e autorizou a circulação do primeiro ônibus elétrico feito no Chile.

O veículo, desenvolvido pela empresa chilena Reborn Electric Motors recebeu a aprovação oficial do Centro de Controle e Certificação de Veículos (3CV) do Ministério dos Transportes e Telecomunicações.

A Reborn espera desenvolver cerca de 200 novos ônibus elétricos por ano e tem a pretensão de se tornar a primeira empresa da América do Sul dedicada inteiramente à fabricação de ônibus 100% elétricos. Vale lembrar, que a empresa tem a concorrência da brasileira Eletra, que inaugurou uma nova fábrica no ABC paulista com capacidade para produzir 1.800 ônibus elétricos por ano. Por enquanto, a empresa chilena assinou um acordo com a Codelco – estatal chilena de mineração de cobre –, para o fornecimento de 104 veículos dessas características, que serão utilizados para o transporte de trabalhadores na mina El Teniente de Rancagua. O ministro dos Transportes e Telecomunicações, Juan Carlos Muñoz, afirmou que o Ministério está “estudando outras iniciativas privadas que promovam a eletromobilidade em diferentes níveis. Estamos ansiosos para fornecer mais detalhes nas próximas semanas.”

ônibus elétrico feito no Chile

O Chile está na vanguarda em nível regional com a produção do piloto. A América Latina aposta na eletrificação do transporte público. A produção de ônibus elétrico feito no Chile é um avanço na descarbonização do setor, na geração de empregos e no desenvolvimento da inovação. Segundo o ministério, o anúncio serviu para apresentar o táxi 100% elétrico, batizado de Queltehue, que tem autonomia de 200 quilômetros e capacidade para 24 passageiros.

Sair da versão mobile