O transporte on-demand está ganhando cada vez mais espaço e a “uberização” chegou de vez ao transporte público.
Depois do CityBus 2.0, implantado na cidade de Goiânia (GO) como um serviço especial para o transporte coletivo de passageiros, agora a Metra, operadora na cidade de São Bernardo do Campo (SP), em parceria com a Ubus, lançou um novo serviço de transporte coletivo urbano sob demanda, via aplicativo e com a utilização de ônibus exclusivos no Corredor São Bernardo-Berrini.
A linha da Metra passa a oferecer um transporte urbano diferenciado, com a compra de passagem via aplicativo, em corredor exclusivo e assentos que podem ser escolhidos e reservados.
De acordo com Maria Beatriz Setti Braga, diretora executiva da Metra, o objetivo é atrair mais clientes para o transporte coletivo, fundamental para a melhoria da mobilidade urbana e da preservação ambiental.
“Criamos um serviço diferenciado e exclusivo que alia os benefícios do transporte coletivo em relação ao transporte individual, tais como redução de emissão de poluentes e do congestionamento, com as vantagens de o usuário otimizar o seu tempo, com acesso a internet de alta velocidade, conforto, segurança e pontualidade. Dessa forma, pode aproveitar o tempo do trajeto para se dedicar a atividades mais produtivas e agradáveis”, explica Beatriz.
Os veículos utilizados no novo serviço têm portas dos dois lados para embarque e desembarque, com acesso para pessoas com mobilidade reduzida, oferecendo maior segurança e comodidade para os usuários. Os ônibus são do modelo Paradiso 1050, com chassi Mercedes-Benz O500, com motor traseiro e capacidade para 46 passageiros sentados.
Diferente de outros serviços similares já existentes, todos os passageiros irão sentados e as paradas serão somente para embarque e desembarque de quem reservar o assento pelo aplicativo UBus.
O UBus é um aplicativo que foi criado com o objetivo de unir passageiros e empresas de ônibus. A intenção é oferecer um transporte coletivo de excelência, confortável, com todas as comodidades dos aplicativos por demanda, só que com uma vantagem: o preço.
Em maio deste ano, o aplicativo UBus iniciou uma parceria com a SBCTrans, empresa de transporte coletivo que atua na cidade. Nesta fase inicial, quatro vans circularam em duas linhas do município.
Entre as comodidades será possível ver o ponto de embarque com vista panorâmica de 360º. O usuário poderá baixar o aplicativo UBus gratuitamente, disponível nas versões Android e IOS. Para o cadastro, é preciso colocar dados pessoais e forma de pagamento, como dinheiro ou cartão de crédito ou ainda a opção do bilhete BOM, o que facilita ainda mais o bem-estar do passageiro.
O app também é simples e autoexplicativo. Basta fazer a solicitação para o endereço desejado e colocar o ponto de partida. O aplicativo verifica a rota, informa as opções de marcação de assento, horário do embarque e dá uma previsão do desembarque e valor da passagem.
Ao entrar no ônibus o usuário valida a sua passagem com a leitura do QRcode (que fica disponível na entrada do veículo) através do aplicativo. Simultaneamente as informações aparecem para o motorista em um tablet que fica anexado ao painel do veículo. Assim, ele pode acompanhar todos os dados relacionados à viagem.
Para Milena Romano, vice-presidente do UBus, o lançamento da parceria entre o aplicativo e a Metra é fundamental para inspirar o setor e mostrar que é possível pensar em soluções de tecnologia para ajudar a resolver a questão da mobilidade no País.
“Oferecemos para o passageiro um ir e vir fácil, com conforto, segurança e sustentabilidade. Além disso, vai proporcionar ao usuário trabalhar, estudar ou descansar durante o percurso com total tranquilidade. O transporte On-Demand está ganhando cada vez mais espaço e fazer isso em grande escala é uma ótima solução para o problema de mobilidade nas grandes cidades do mundo. No final quem ganha é o passageiro”, finaliza Milena.
Faça um comentário