As cidades são ecossistemas em constante mudança, e o futuro da mobilidade reflete essas mudanças contínuas, que atualmente são voltadas para ajudar as cidades a prosperar de maneira mais sustentável. Como consequência, a mobilidade futura será mais diversa, inteligente, baseada em dados, compartilhada e mais limpa.
Algumas pesquisas apontam que 46% da mobilidade em 2030 será feita por carros compartilhados, elétricos e autônomos, mais opções de viagem estão se tornando cada vez mais disponíveis em nossas cidades, daí a palavra da moda ‘MaaS’ ( Mobility-as-a-Service ), o que significa que vários modos de transporte estarão disponíveis para serem facilmente combinados em um determinado momento no tempo, em vez de depender apenas do transporte público ou da bicicleta, por exemplo.
Essa tendência é impulsionada pelo fato de que, cada vez mais, as pessoas querem ir de A a B, combinando os modos de transporte mais eficientes e convenientes disponíveis, mantendo o controle de sua pegada de carbono. Eles querem evitar gargalos e obter recomendações simples e fáceis de seguir sobre qual meio de transporte é o melhor para aquele momento específico, seja para atender às suas agendas lotadas, às suas metas de condicionamento físico ou até mesmo ao seu orçamento.
A tendência também ecoa entre alguns operadores com visão de futuro que estão cada vez mais interessados em oferecer um balcão único para mobilidade na cidade.
Tornar o transporte multimodal mais acessível
Algumas cidades, mesmo tendo boas redes de transporte público, só tem a ganhar com o conceito multimodal. O valor agregado que super aplicativos de mobilidade trazem é o fato de poderem agregar todos os diferentes modos de transporte em um só lugar; incentivando assim o uso do transporte público em combinação com outras formas de mobilidade urbana compartilhada, como serviços de passeio, compartilhamento de carros, e-scooters ou e-bikes: todos facilmente acessíveis com o toque de um botão.
Em pesquisa recente realizada na Europa, 60% dos entrevistados disseram que preferem uma única solução de aplicativo para suas necessidades de mobilidade, e muitas plataformas – públicas ou privadas – já estão trabalhando em sistemas digitais holísticos hoje naquele continente.
Com isso, não só pode-se oferecer uma quantidade maior de opções de viagem em um aplicativo, mas, mais importante, conecta-se diferentes ofertas de transporte que são cruciais para tornar a mobilidade urbana mais eficiente, sustentável, inteligente e interconectada. Ao facilitar essa transição,
Ao apoiar ativamente o transporte público, permitindo que os moradores da cidade reservem passagens de ônibus, trens, balsas e metrôs de maneira rápida e fácil, juntamente com outras formas de transporte, certamente levará mais pessoas a considerar o transporte público e combiná-lo com outras opções de mobilidade compartilhada ao se locomover em suas movimentadas vidas diárias.
Ajudar as cidades a alcançar suas metas de sustentabilidade
Embora os benefícios para os consumidores sejam definitivamente óbvios e alinhados com o estilo de vida em movimento que caracteriza os habitantes urbanos – particularmente os Millennials e a Geração Z – esse tipo de integração vai muito além, apoiando as cidades a atingirem suas metas de transporte e sustentabilidade. Também ajuda as cidades a reduzir o congestionamento e as emissões de CO 2 e, mais importante, dá-lhes acesso a ainda mais dados e percepções que podem usar para melhorar o planejamento urbano; em última análise, melhorando a vida daqueles que vivem e trabalham nas cidades.
Para construir cidades resilientes e saudáveis para o futuro, precisamos garantir que o transporte público e a mobilidade compartilhada sejam apresentados lado a lado, complementando-se. A combinação perfeita entre transporte público e mobilidade compartilhada é indispensável para uma mobilidade diária sem atrito, especialmente em ambientes urbanos onde há uma necessidade crescente de oferecer alternativas aos carros particulares.
Compartilhando aprendizado com parceiros
Ao habilitar a emissão de bilhetes de ponta a ponta para diferentes modos de transporte em super aplicativos de mobilidade, pode-se aprender e compartilhar esses aprendizados com parceiros e mercados, em uma melhora contínua do serviço.
Ao tornar a reserva descomplicada e sem interrupções, veremos mais pessoas – principalmente aquelas com experiência digital – aproveitando o serviço. Por exemplo, será ainda mais fácil combinar um automóvel com um táxi e uma bicicleta, ou completar uma viagem de comboio com um táxi e uma scooter.
Veja também: 5 ações para uma mobilidade mais inteligente
Além disso, a integração do transporte público em um super aplicativo de mobilidade também beneficia cidades e planejadores de transporte, não apenas porque eles podem acessar dados valiosos que lhes permitem tomar decisões mais informadas, mas também porque pode reduzir a pressão sobre o transporte público em períodos de estresse do sistema, oferecendo várias outras alternativas, todas acessíveis em um aplicativo fácil de usar.
Olhando para o futuro
Ainda é cedo e, com certeza, muito pode ser aprendido e melhorado. No entanto, o valor que os super aplicativos de mobilidade trazem ao permitir que ainda mais pessoas considerem o transporte público em suas vidas cotidianas é irrefutável. Se as cidades querem evitar que mais veículos poluentes entrem no centro da cidade, abrir caminho para cidades mais limpas e verdes onde as gerações futuras possam continuar a prosperar e realizar seus sonhos, talvez este seja o caminho a seguir.