Em até 90 dias deverá estar em funcionamento pleno na cidade de Jundiaí, no interior paulista, o novo sistema de pagamento de passagem de ônibus com cartões de crédito, de débito e pré-pagos que tenham a tecnologia contactless, que permite que a transação seja feita com a simples aproximação do cartão junto ao validador instalado dentro dos ônibus. O sistema aceitará também o pagamento via celular ou por uma pulseira especial, sempre considerando que os mesmos tenham a funcionalidade sem contato.
A cidade está sendo pioneira no país na implantação dessa tecnologia desenvolvida pelas empresas Autopass e Mastercard, e com a participação da Prodata, provedora dos validadores, do banco Santander e da Samsung Pay.
O sistema foi baseado no modelo que é usado em Londres, na Inglaterra, desde 2012. Segundo dados da Autopass, cerca de um milhão de passagens/dia são pagas dessa forma na capital inglesa, o que representa mais de 25% do total de viagens.
Em Jundiaí, a nova tecnologia será instalada em 100% da frota, composta por mais de 300 ônibus, com idade média de seis a oito anos. A bilhetagem eletrônica está instalada em 100% do transporte público da cidade.
Segundo Élcio Sofiati, gerente da Transurb, operadora do transporte público de Jundiaí, essa medida vai dar mais agilidade principalmente para o usuário eventual, que paga em espécie. Considerando que os usuários que pagam em espécie representam hoje 20% do total, Sofiati acredita que cerca de 10% dos passageiros farão a opção por esse tipo de pagamento.
O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado – que esteve presente no anúncio oficial da nova tecnologia, feito ontem (29/08), durante a Transpúblico, em São Paulo – destacou que a melhora da qualidade do serviço de transporte público será cada vez mais cobrada pela população e que Jundiaí será um exemplo positivo para todo o país. Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, gestor da pasta de mobilidade e transporte de Jundiaí, destacou que a participação do sistema bancário nessa nova forma de pagamento traz confiabilidade e segurança ao processo.
Esta não é a primeira experiência da Mastercard em participação no segmento de transporte público. No ano passado, também em parceria com a Autopass, a empresa realizou um piloto em São Paulo, com ônibus na região da Berrini e já havia testado no sistema de trilhos, no Rio de janeiro. “Agora, concluído o ciclo de piloto, começa a implementação em cidades inteiras, primeiro em Jundiaí, em breve vamos comunicar a Região Metropolitana de Curitiba e já temos um plano de expansão agressivo para outras cidades brasileiras”, revelou Fernanda Braz, diretora de desenvolvimento de negócios da Mastercard.
A executiva destacou que a Mastercard é uma empresa de tecnologia que tem o objetivo de tornar os pagamentos mais simples e inteligentes e lembrou que a mobilidade urbana é um dos pilares estratégicos da empresa globalmente. “Nós nos inspiramos no modelo de Londres e trabalhamos para integrar a tecnologia de meio de pagamento com a tecnologia hoje existente no transporte. O objetivo é que o usuário possa, com seu próprio cartão, seja ele de crédito, débito ou pré-pago, pagar o transporte. Não é um modelo disruptivo de substituição de tecnologia, ao contrário, é uma tecnologia integrada, um substituto ao dinheiro circulante e com a proposta de trazer mais eficiência para os operadores de transporte”, afirmou. Em Londres, atualmente, os cartões representam mas de 30% no volume arrecadado.
“Este serviço agiliza o processo de pagamento e embarque, além da conveniência para o passageiro, já que não será necessário que o cliente digite a senha. É uma inovação a favor da mobilidade urbana e do cidadão”, declarou Rubens Gil Filho, CEO da Autopass.
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