25 de novembro de 2024

Depois de dez anos, Toyota i-Road continua futurista

A montadora japonesa vem testando o Toyota i-Road – seu veículo de “mobilidade pessoal” de três rodas – nas ruas do Japão e da França. Apresentado no salão de Genebra em 2013,  o i-Road pretende se tornar uma nova forma de transporte mais flexível nas cidades.

Com um peso de apenas 300 kg, o i-Road é um veículo elétrico que atinge a velocidade máxima de 45 km/h e tem possibilidade de transportar dois ocupantes, combinando características de uma moto e de um carro. Apesar disso, o i-Road parece-se mais com uma scooter fechada do que com um carro, principalmente devido à suspensão frontal articulada, que inclina ao fazer as curvas.

Toyota i-Road

Com apenas 2,35 metros de comprimento e 1,45 metros de altura, o i-Road é muito compacto e é muito fácil de estacionar. Os dois motores elétricos de 2 KW oferecem a potência máxima de 2,7cv e a bateria de íons de lítio pode ser carregada em qualquer tomada em apenas 3 horas, proporcionando uma autonomia de 50 quilômetros.

O veículo é um exemplo da minimobilidade. Não é um carro e com certeza não é uma bicicleta, mas um ‘veículo de mobilidade pessoal’ elétrico de três rodas que propõe uma maneira totalmente nova de como as pessoas da cidade podem se locomover de forma mais eficiente e adequada.

Além disso, com um alcance de 60 km, é perfeito para as pessoas em ambientes urbanos, pois é relativamente muito pequeno e pode facilmente se espremer em vagas de estacionamento e pode se desviar do tráfego. É um veículo realmente ecológico que reduz o congestionamento e as emissões de carbono.

A sensação de conduzir o Toyota i-Road se assemelha a um esqui. As rodas esquerda e direita se movem para cima e para baixo de forma independente em resposta à direção do motorista.

O veículo vem com um software de segurança integrado que controla a profundidade de inclinação do I-Road, selecionando automaticamente o ângulo ideal nas curvas, tornando a direção muito segura e eficiente.

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