Visitantes da Intermodal poderão acompanhar demonstrações online, por meio de aplicativo, do mais novo sistema de telemetria em nuvem e portátil, baseado no conceito de “Internet of Things” (IoT) da Iacit, empresa brasileira com atuação no desenvolvimento de produtos e serviços de alta tecnologia. O RCS 0500 é um sistema de suporte à decisão (SSD) que efetua o monitoramento simultâneo sem fio, criptografado e georreferenciado de dados de contêiner Reefer. A Iacit também vai apresentar produtos nas áreas de radares e contramedida eletrônica.
No estande da empresa será instalado um contêiner refrigerado que será monitorado pelo RCS 0500, garantindo a manutenção da temperatura interna. Os resultados poderão ser acompanhados pelos visitantes, tanto por aqueles que passarem pelo estande quanto pelos demais que estiverem circulando pela feira. Por meio do aplicativo Iacit RCS 500, que poderá ser adquirido gratuitamente nas lojas de smartphones (Apple Store e Play Store), os visitantes poderão acompanhar o desempenho do sistema de telemetria da empresa.
“Nosso sistema é inovador ao permitir o acompanhamento da temperatura das cargas online, sendo composto por unidades coletoras portáteis, concentradores e um sistema de nuvem de alta disponibilidade, com isso diminui-se o custo para a operação logística envolvendo containers refrigerados”, explica Luiz Teixeira, presidente da Iacit.
A unidade de coleta é projetada para dar praticidade à fixação e conexão ao Reefer, sem ônus para a logística de entrada, saída ou empilhamento dos contêineres. Ao ser conectada ao controlador do Reefer, a unidade coletora extrai, de forma automática as informações de monitoramento e conecta-se ao concentrador por meio de rede wi-fi, para transmitir as informações de maneira segura e em tempo real. A unidade concentradora estabelece uma conexão com o sistema de nuvem, permitindo que as informações sejam acessadas pelos usuários, em um ambiente web seguro.
Entre as principais características, o RCS 0500 conta com alta resolução temporal, infraestrutura minimizada, disponibilização imediata de informações coletadas, escalabilidade e disseminação da informação, interface web responsiva, geração de alarmes automáticos por perfil de usuário, geolocalização dos Reefers, consciência situacional, rastreabilidade da informação e conceito Big Data.
Durante a Intermodal, a Iacit também apresentará a família de sistemas de contramedida eletrônica, composta pelas soluções DroneBlocker, ComBlocker e RCIEDBlocker.
A solução DroneBlocker foi utilizada pelo Exército Brasileiro durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 para a proteção contra ameaças de drones. É totalmente integrada com sensores para detecção, identificação e rastreio através de sensores acústicos, sensores de RF, radares e câmeras capazes de detectar e identificar as ameaças. A solução conta com sistema de Comando, Controle e Inteligência (C2I) que permite a centralização da operação, configuração e gerenciamento de todo o sistema remotamente. O sistema C2I permite ainda a integração com outros produtos da Iacit como sistemas de telemetria e controle remoto RCS0400, sistema de leitura e reconhecimento de placas de veículos (LPR) e sistemas de vigilância patrimonial de terceiros. Além disso, o C2I possibilita a operação em conjunto do DroneBlocker e ComBlocker, proporcionando proteção contra drones e comunicações indesejáveis em estruturas estratégicas.
O RCIEDBlocker é um sistema de contramedida eletrônica contra explosivos acionados remotamente por dispositivos eletrônicos (RCIED). O sistema pode ser utilizado em plataformas fixas ou móveis, como viaturas (pick-up/blindados), maletas e mochilas, e tem como objetivo a proteção de comboios e/ou de tropas com capacidade de bloquear ou interferir nas comunicações de RCIED e sistemas de comunicação, como rádios, celulares, bluetooth, wireless e controles remotos devido às várias configurações possíveis.
O ComBlocker permite bloquear comunicações celular e rádio, tanto na versão indoor quanto outdoor. O ComBlocker apresenta resultados impressionantes, pois é possível bloquear uma área sem interferir na vizinhança, utilizando-se de antenas específicas para cada cenário, bem como ajuste de potência e frequências.
Durante a Intermodal também será possível conhecer o Radar Oceânico, que, desde 2016, realiza o monitoramento dos mares brasileiros. O primeiro Radar Oceânico do Brasil tem aplicação militar e civil, permitindo o mapeamento das correntes marítimas, detecção de perigos ambientais como ressacas e tsunamis, predição de eventos e pode ser usado na vigilância costeira.
O Radar é um sistema desenvolvido para obtenção das medidas de correntes superficiais oceânicas através de sinais em HF (High Frequency), contemplando alta tecnologia em processamentos de sinais, disponibilizando maior agilidade, precisão e exatidão nas medidas. O projeto é composto por subsistemas de transmissão e recepção em HF, processamento de sinais e armazenamento de dados. Devido à alta tecnologia empregada, o Radar Oceânico da Iacit necessita de pequenas áreas para sua instalação.
Faça um comentário Cancelar resposta