18 de maio de 2024

Cápsulas autônomas: o futuro do transporte público?

Imagine um sistema de transporte público construído sobre uma plataforma elétrica alimentada por energia solar e capaz de transportar seis pessoas do ponto A ao ponto B.

Pois esta é a visão de futuro do designer gráfico Marko Petrovic, que participa com seu projeto Concept NTU na Movin’On Challenge Design.

concept NTU movin'on

Criada e organizada pela Michelin há 23 anos, a Movin’On é uma competição global que visa promover soluções de mobilidade sustentável e tem como tema para 2023 “Equilibrar a Sustentabilidade”.

O projeto de Marko se concentrou nos três pilares conhecidos da sustentabilidade ao criar sua inscrição, ou seja, Pessoas, Lucro e Planeta.

O designer projetou uma cápsula de transporte autônoma de aparência futurista que funciona com energia limpa chamada Concept NTU, que significa New Transportation Utility.

A cápsula viajaria em rotas fixas, assim como os bondes ou trens de hoje.

Em termos de estrutura, a cápsula é composta por três partes distintas – a estrutura, que abriga toda a cabine transparente dentro dela, uma robusta cabine de policarbonato e os braços do motor. “A principal inspiração e ideia é reciclar resíduos de plástico e combiná-los com nanotecnologia reforçada e fibra de carbono, criando um chassi forte e leve para modelos futuros”, disse Petrovic.

Movido por motores elétricos de roda, as cápsulas trazem outra novidade: são tracionadas por sistemas de lagarta em vez do clássico pneu circular.

 Em vez de baterias de íon-lítio, como seria de esperar de um veículo elétrico, o Concept NTU na Movin’on aproveita os sistemas de transmissão de energia sem fio, recarregando seus motores por meio de estações de energia elétrica próximas.

A cabine de policarbonato é uma entidade separada que pode deslizar para fora da estrutura e aguardar os passageiros em locais designados pela cidade. Quando um quadro NTU vazio aparece, ele atraca nele e viaja para a próxima estação. A estrutura do carro funciona como uma gaiola rolante que protege os passageiros dentro.

Displays transparentes são integrados a laser na cabine de policarbonato e são controlados por uma unidade de computador central dentro do vidro. Eles servem como interface de usuário para os passageiros do carro e também podem ser usados ​​para produzir visuais na parte frontal externa.

O designer acredita que as pessoas estariam mais inclinadas a usar o transporte público se ele oferecesse o mesmo conforto que seus luxuosos veículos particulares. Em sua opinião, as pessoas e o planeta se beneficiariam com a implementação do Conceito NTU em sistemas de transporte público por meio da combinação de design sustentável e serviço de utilidade pública eficiente que movimentaria as pessoas com conforto e estilo.

Quanto ao fator lucro, Petrovic imaginou essas cápsulas de transporte como sendo produzidas diretamente por fabricantes de automóveis, com foco no serviço público. Marcas como Mercedes, Audi ou BMW poderiam capitalizar esse projeto expandindo ainda mais suas ofertas com pacotes de personalização para a interface do usuário e UX das cápsulas.

O futuro automotivo é elétrico, não há dúvidas sobre isso. No entanto, quando se trata de transporte público, existem alguns desafios que precisam ser enfrentados para aproveitar plenamente os benefícios da eletrificação neste setor. Alguns desses desafios incluem altos custos iniciais, autonomia limitada e a necessidade de uma infraestrutura de carregamento bem desenvolvida.

Apesar disso, muitas cidades e países estão investindo ativamente em ônibus elétricos, então talvez em um futuro não tão distante, projetos como o idealizado por Marko Petrovic para a competição Moving’On Challenge se tornem viáveis.

O prazo para enviar sua inscrição para o Moving’On Challenge Design deste ano é 28 de fevereiro de 2023. Um júri internacional avaliará todas as inscrições e os vencedores serão anunciados no Movin’On Summit em junho de 2023.

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