A mobilidade está passando por uma das mudanças mais transformadoras de uma geração, com implicações de longo alcance na maneira como as pessoas vivem. O futuro da mobilidade está sendo alimentado por três principais tendências disruptivas impulsionadas pela tecnologia: eletrificação de veículos, veículos conectados e autônomos e Mobility-as-a-Service (MasS). Isso levanta uma questão óbvia de que maneiras os consumidores e as empresas aproveitam os benefícios dessa revolução da mobilidade.
Transformando o cenário do ecossistema da mobilidade: Mobilidade 2030
O mercado automotivo, de transporte e de mobilidade mais ampla está passando por uma mudança social, tecnológica e econômica transformacional, mudando fundamentalmente a maneira como as pessoas e os produtos se movem. Muitos setores, além do automotivo e do transporte, estão sendo interrompidos, com novos mercados surgindo, os existentes convergindo e outros em declínio e possivelmente desaparecendo. Novos players e start-ups se tornam desafiadores e, por sua vez, procuram alavancar sua experiência e recursos para construir posições de mercado sustentáveis. Em meio ao crescimento populacional contínuo, urbanização e preocupações ambientais, novas formas de mobilidade são essenciais para apoiar os centros populacionais e a atividade econômica de amanhã. Os sistemas de mobilidade atuais sofrem com congestionamentos, ineficiência, acidentes e preços altos. Mas o futuro promete mobilidade conveniente, segura e econômica,
A eletrificação de veículos (EVs) e propulsores alternativos, veículos conectados e autônomos e o MaaS, se tomados independentemente, cada um perturbaria significativamente o ecossistema da mobilidade. Mas em combinação, eles devem conduzir a mudanças sem precedentes.
Esses avanços devem substituir nosso atual sistema centrado no veículo por um ecossistema radicalmente mais eficiente, habilitado para dados e sem motorista – com os consumidores em seu centro. Os usuários poderão fazer a transição perfeita entre os modos de transporte público, privado, sob demanda e programado, com informações dinâmicas de viagem permitindo mudanças no meio da jornada.
À medida que o ecossistema da mobilidade evolui, prevê-se que seu valor global cresça para mais de US$ 1 trilhão até 2030. Ao mesmo tempo, pode-se esperar ver diferentes modelos de negócios surgindo em meio a uma mudança esperada do valor.
No entanto, a implantação pode variar significativamente em nível de país e cidade, dependendo do grau de urbanização, escolha da família, opções existentes, infraestrutura e, claro, políticas locais. O apoio do governo influencia significativamente todas as três tendências disruptivas. Também afeta a forma e o ritmo de desenvolvimento do novo ecossistema. Do ponto de vista do setor privado, acredita-se que a mudança não seria impulsionada por nenhuma empresa ou setor. Em vez disso, exigiria uma colaboração sem precedentes, para desenvolver as soluções de mobilidade certas. Um ecossistema em rápida mudança exige decisões rápidas sobre mudanças nos modelos de negócios e operacionais, parcerias e aquisições.
Considerando cada uma das três tendências disruptivas impulsionadas pela tecnologia em termos de tempo, impacto e implicações para os participantes do mercado, o cenário de mobilidade em evolução será:
- A ascensão da mobilidade sob demanda e MaaS: da propriedade do veículo à mobilidade como serviço
- A revolução dos veículos conectados e autônomos: construindo impulso
- Ecossistema de Mobilidade Emergente
MaaS: rumo à mobilidade urbana intermodal
Fruto do processo de digitalização da economia e da sociedade, torna-se necessário gerir eficazmente o próprio tempo, vivendo em dois mundos, o real e o virtual, simultaneamente. Isso é possível por meio de dispositivos móveis modernos como netbooks, tablets, smartphones, dispositivos de voz e vídeo para comunicação entre humanos e sistemas digitais que criaram a mobilidade virtual. Um novo tipo de personalidade, o “ homo mobilis”, apresenta uma nova compreensão da ideia de liberdade e conforto de vida, cibermentalidade, a necessidade de estar online continuamente, a necessidade de ter acesso contínuo à Internet e de se comunicar com outras pessoas usando as mídias sociais, bem como a necessidade de novos e personalizados produtos e serviços, totalmente adaptados aos valores e estilo de vida.
Os termos cultura de nanossegundos, bem como sempre móvel, têm sido usados para descrever a expectativa de poder acessar produtos e serviços imediatamente e sob demanda.
Conceitos futuros de mobilidade, como: Mobilidade sob Demanda, Mobilidade a Qualquer Tempo, Mobilidade em Rede, devem atender a essas necessidades. Enquanto isso, os conceitos de evolução da mobilidade urbana que surgiram nos últimos cinco anos estão ligados à evolução do conceito de Smart City.
Veja também: MaaS, uma visão de futuro da mobilidade urbana
A chamada Mobilidade Inteligente é marcada pela orientação para o uso otimizado dos recursos nos diversos modos de transporte, garantindo a intermodalidade. No Mobility On-Demand, os usuários são cobrados apenas pela funcionalidade que realmente usam (pagamento conforme o uso).
Vale ressaltar que cada um dos novos modelos de mobilidade é conectado, ou seja, oferece acesso instantâneo à internet e sistemas TIC que oferecem informações de viagem em tempo real, para planejar a continuação da viagem, fazer reservas e comprar passagens. Tais soluções, baseadas em plataformas e aplicativos eletrônicos, são chamadas de Mobilidade como Serviço (MAAS). Analisa vários cenários de viagem possíveis, utilizando diferentes modos e meios de transporte: público e privado, oferece serviços de reserva e venda de passagens e permite o acesso a locais da rota que são importantes para o viajante, ao mesmo tempo que monitoriza o tráfego, obras rodoviárias, incidentes e acidentes on-line. Esta aplicação está disponível online através de dispositivos móveis e permite a seleção do modo de transporte, também disponível em tempo real.