Além dos telhados e janelas, que são usados para gerar energia, agora chegou a vez das estradas e rodovias.
A China iniciou a construção da sua primeira rodovia solar, na qual os painéis solares são colocados sob o concreto transparente.
A rodovia, um trecho de 2 km, localizado na via expressa da cidade de Jinan, é dividida em três camadas. O concreto transparente protege uma série de painéis solares e suportará veículos de passeio e caminhões leves.
Os veículos que suportarem carregamento wi-fi poderão recarregar suas baterias simplesmente trafegando pela estrada.
A estrada, propriamente dita, já foi concluída. Agora é apenas uma questão de conectá-la à grade, o que deverá estar concluído até o final do ano, juntamente com a conclusão da seção sul da Jinan Expressway.
No início deste ano, o Qilu Transportation Development Group – que também lidava com a estrada solar da via expressa de Jinan – construiu uma estrada solar de 160 metros de comprimento na própria cidade de Jinan.
Ela é capaz de auto aquecimento para manter-se livre de neve e gelo, e pode um dia ser capaz de carregar, por via sem fio, veículos elétricos.
Com o crescimento do interesse nos carros elétricos, várias soluções para adaptar as estradas e aprimorar esse mercado estão surgindo.
Em 2014, os Países Baixos construíram uma ciclovia equipada com painéis solares para gerar eletricidade e uma aldeia no norte da França abriu uma estrada solar de 1 km de comprimento em 2016.
Nos Estados Unidos, o Departamento de Transportes de Missouri concordou em começar a testar calçadas solares perto da Rota 66 e no Reino Unido há um estudo para o desenvolvimento de “caminhos” com indução magnética para recarregamento de veículos.
Com os EVs cada vez mais populares, o mundo vai precisar de meios para manter seus veículos carregados e prontos para rodar e as estradas solares prometem ser uma alternativa viável.
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