Dentro do projeto de lançar comercialmente um veículo totalmente autônomo até 2021, a Ford já vem incorporando em alguns de seus modelos em circulação no país recursos avançados de tecnologia semiautônoma e de assistência que ajudam a detectar e evitar erros de condução. Os chamados carros inteligentes são capazes de “julgar” habilidades do motorista e corrigir seu comportamento para evitar acidentes.
Cinco dessas tecnologias para a direção segura e menos estressante já estão disponíveis em veículos vendidos no país:
Sistema de alerta de fadiga
O sistema de alerta de fadiga, disponível no Fusion e no Edge, monitora o comportamento do veículo para detectar se o motorista está distraído ou cochilando. Com o auxílio de câmeras, ele avalia o nível de atenção do condutor pela movimentação do carro dentro da faixa de rodagem. Se o veículo sair da faixa com certa frequência, o sistema interpreta que o motorista está com fadiga e recomenda uma parada para descanso, emitindo um alerta no painel, acompanhado de um aviso sonoro.
Alerta de colisão e detecção de pedestres
O sistema de alerta de colisão com assistência de frenagem, também é oferecido no Fusion e no Edge. Funciona por meio de radar e câmera em velocidades a partir de 3,6 km/h. Ele dispara um alerta sonoro e visual ao detectar a possibilidade de colisão com um veículo à frente, ao mesmo tempo em que pré-carrega os freios para uma resposta mais rápida. Se o motorista não realizar nenhuma ação, o veículo pode desacelerar e parar automaticamente.
O sistema de detecção de pedestres oferecido no Fusion opera de modo semelhante, rastreando por radar e câmera a movimentação de pessoas à frente do veículo, em velocidades de 3,6 km/h a 80 km/h.
Piloto automático com “stop and go”
O Fusion conta com piloto automático adaptativo com “stop and go”, outra tecnologia semiautônoma que aumenta o conforto e a segurança. Esse sistema inteligente é uma evolução do piloto automático convencional. Além de manter a velocidade programada do veículo, ele permite selecionar uma distância segura do carro à frente e, se o trânsito parar, é capaz de frear totalmente, voltando a acelerar se o fluxo for retomado dentro de três segundos. Depois desse tempo, precisa ser reativado.
Ao ser acionado, por teclas no volante, o sistema passa a monitorar constantemente o espaço à frente por meio de radar. A qualquer momento, se o motorista frear, o piloto automático adaptativo é desligado e ele retoma o controle do acelerador.
Controle eletrônico de estabilidade
Esse recurso está disponível em toda a linha Ford no Brasil. Se o motorista desviar rapidamente de um obstáculo e o veículo perder tração, o sistema interpreta que ele precisa de ajuda para recuperar o controle. O controle eletrônico de estabilidade (ESP) aciona os freios individualmente em cada roda e ajusta o torque do motor para recuperar a estabilidade do veículo e evitar que ele deslize. Uma luz no painel se acende para indicar que o sistema foi ativado.
Sistema de permanência em faixa
Se o motorista sair da faixa de rodagem sem acionar o pisca, o sistema, disponível no Fusion e no Edge, identifica a manobra como não intencional e gera um alerta produzindo uma vibração no volante. Se ele não responder ao alerta, o sistema atua na direção para corrigir a trajetória e manter o veículo na faixa.
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