A fábrica de carrocerias para ônibus que pertencia à Busscar, localizada em Joinville (SC) e que foi recentemente arrematada por sócios-acionistas e investidores da Caio Induscar, vai produzir ônibus para aplicações rodoviária, de fretamento e de turismo, tanto para o mercado brasileiro quanto para exportação. A informação foi confirmada por Maurício Lourenço da Cunha, diretor industrial da Caio Induscar, ao portal FutureTransport.
A empresa pretende iniciar as atividades na antiga fábrica da Busscar após a posse definitiva, que se dará com o encerramento dos prazos dos trâmites judiciais.
Segundo Cunha, antes de iniciar a produção, será preciso fazer uma atualização dos produtos, “tanto de estilo quanto de atendimento de normas nacionais e internacionais”. Sem revelar o valor a ser investido, ele disse que a empresa planeja atualizar produtos, arrumar as instalações, revisar ferramentais e dar treinamento para novos colaboradores, entre outras ações. “Não temos o valor do investimento quantificado ainda. Saberemos quando tomarmos posse”, assinalou. A capacidade de produção na planta de Botucatu também só será definida após a posse: “Não conhecemos ainda a real capacidade de produção das instalações”, disse o executivo ao portal FutureTransport.
De acordo com Cunha, pelo menos parte da mão de obra da Busscar deverá ser absorvida nas linhas de produção locais. “A nossa preferência será a contratação de novos funcionários da Busscar. Não temos o número pelas razões acima mencionadas”, justificou.
Cunha fez questão de ressaltar que a Caio não adquiriu nenhuma empresa do grupo Busscar, mas, sim, alguns acionistas da Caio é que compraram parte dos ativos da massa falida da Busscar. “Não está sendo comprada uma empresa e sim uma parte dos ativos de uma massa falida, conforme pode ser constatado no despacho do juiz quando do auto de arrematação”, assinalou.
Os sócios-acionistas e investidores da Caio assinaram, no dia 22 de março último, o auto de arrematação da Busscar, para formalizar o processo de aquisição da empresa. O valor divulgado na ocasião atingiu R$ 67,15 milhões, mas, segundo Cunha, esse montante é maior porque existem outras despesas, que os investidores ainda não fecharam com precisão.
A Busscar estava com as atividades paralisadas há cerca de três anos, após sua falência decretada. A Caio já havia manifestado interesse por diversas vezes, mesmo quando a empresa ainda estava ativa, incluindo propostas de compra e até locação da planta de produção.
A Caio liderou o mercado no segmento de ônibus urbanos em 2016, com a produção de 3.303 carrocerias. De janeiro a março deste ano, produziu 735 unidades, sendo 586 carrocerias para ônibus urbanos, 35 rodoviários e 114 micro-ônibus.
JSL
Em um de seus mais recentes negócios fechados, a Caio concluiu a venda de 40 unidades do modelo urbano Apache VIP para o grupo JSL, um dos maiores do segmento de logística e transporte. Os veículos vão circular nas cidades de Mogi das Cruzes, Guararema e São José dos Campos, pertencentes à Região Metropolitana de São Paulo e ao Vale do Paraíba, que englobam aproximadamente 75% da população de todo o Estado de São Paulo.
Os ônibus são 100% acessíveis, com elevador e assentos para portadores de necessidades especiais, de mobilidade reduzida e idosos. Possuem poltronas ergonômicas para elevar o nível de conforto para os passageiros, e contam com itinerários eletrônicos em Led e três portas de acionamento elétrico, para facilitar o acesso dos usuários.
Sancetur
Outro recente negócio da encarroçadora foi fechado com o grupo Sancetur, que opera o transporte urbano na cidade de Atibaia (SP) e adquiriu 25 novos ônibus urbanos modelo Apache Vip. Os veículos atenderão ao novo sistema de transporte da cidade, o SOU Atibaia.
“A nova geração do Apache Vip foi escolhida para que possamos proporcionar aos usuários uma viagem segura e confortável, afirmando nosso compromisso com a prefeitura de Atibaia em oferecer um transporte moderno e de qualidade à população”, afirmou Luiz Arthur Abi Chedid, diretor da Sancetur.
Os veículos possuem bloqueador de portas, itinerários eletrônicos em Led e 100% de acessibilidade, com elevador e assentos para pessoas com deficiência (PCD), mobilidade reduzida e idosos. O modelo tem também poltronas ergonômicas, vidros na cor fumê e três portas de acionamento pneumático para facilitar o acesso aos usuários.
Os ônibus possuem capacidade para transportar 39 passageiros sentados, incluindo portador de necessidades especiais, e lotação total de 83 pessoas. A Sancetur já havia recentemente adquirido 24 unidades também do urbano Apache Vip para sua operação de Valinhos (SP).
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