25 de novembro de 2024

Navio movido a vento, recebe € 9 milhões em financiamento

Uma embarcação movida a vento, o Orcelle Wind, acaba de receber um financiamento da União Européia, por meio do projeto Horizon Europe, o principal programa de financiamento da UE para pesquisa e inovação.

Com um  orçamento de € 95,5 bilhões, o Horizon Europe pretende combater as alterações climáticas, ajuda a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e aumenta a competitividade e o crescimento da UE.

Oceanbird - energia eólica

O conceito Oceanbird, movido a energia eólica, terá 220 metros de comprimento, 40 metros de largura e 70 metros de altura acima da água e capacidade para transportar sete mil automóveis, mas também será capaz de transportar cargas fracionadas e equipamentos de rolamento, em sistema Ro-Ro (Roll on-Roll off) e tem a ambição de começar a navegar entre o final de 2026 e início de 2027.

O Orcelle Wind é a primeira embarcação do conceito Oceanbird,  desenvolvido por uma equipe sueca composta pela Wallenius Marine, KTH Royal Institute of Technology e SSPA/RISE e apoiada pela Administração Sueca de Transportes.

O conceito mostra que é teoricamente possível reduzir as emissões dos navios em até 90% se todos os fatores que influenciam as emissões estiverem alinhados.

A principal força energética vem do vento, mas as velas de asa Oceanbird têm mais em comum com as asas de avião do que com as velas tradicionais. Portanto, a aerodinâmica é importante no desenvolvimento do conceito. A asa é composta por uma vela principal e um flap, otimizando as forças aerodinâmicas.

Veja também: Pesquisadores australianos produzem combustível de hidrogênio da atmosfera

Ao entrar em portos, passar sob pontes ou se a área de superfície precisar ser reduzida devido a ventos fortes, o segmento menor se dobra no outro antes que toda a vela da asa seja inclinada.

A técnica de vela de asa foi desenvolvida pela AlfaWall Oceanbird, uma joint venture entre a Alfa Laval e a Wallenius, e as primeiras embarcações do conceito Oceanbird serão construídas pela Wallenius.

Oceanbird reduz a poluição do ar e sonora

Além de reduzir as emissões atmosféricas, o Oceanbird também diminuirá a poluição sonora subaquática. As embarcações do conceito Oceanbird, movido a energia eólica, seriam muito mais silenciosas na água, pois haverá menos sons de geradores ou motores. Isso significará muito para as baleias e outros mamíferos marinhos que dependem da audição para navegar, reproduzir e encontrar comida.

O transporte marítimo, apesar de ser uma forma energeticamente eficiente de transportar mercadorias, precisa se tornar mais sustentável. O modal emite anualmente cerca de 940 milhões de toneladas de CO2 e é responsável por cerca de 3% das emissões globais de gases com efeito de estufa, mais ainda do que os aviões. Se a indústria fosse um país, seria o sexto maior poluidor, acima da Alemanha.

Sair da versão mobile