25 de novembro de 2024

Startup cria eVTOL para primeiros socorros

Há três anos, a Jump Aero, com sede na Califórnia, anunciou seu plano de levar socorristas a locais de emergência por meio de aeronaves eVTOL. A empresa já revelou o design e as especificações do veículo e já tem um comprador alinhado.

Chamada de “JA1 Pulse”, a aeronave eVTOL (decolagem e pouso elétrico vertical) tem o que é conhecido como design “tail-sitter”.

Isso significa que, quando está no solo, ele fica com o nariz e as oito hélices elétricas voltadas para cima. Ele decola verticalmente – como um helicóptero – mas inclina-se lateralmente para uma orientação horizontal quando atinge a altitude de cruzeiro. Os elementos estruturais entre as hélices servem então como asas de biplano, permitindo um vôo para a frente mais rápido e eficiente do que seria possível com um projeto do tipo helicóptero ou multirotor.

eVTOL para primeiros socorros

O único ocupante (que é o piloto e socorrista) fica em pé quando o Pulse está no solo e deitado quando a aeronave inclina para frente. Em ambas as posições, eles são capazes de olhar para frente e para baixo através das janelas do nariz e da barriga do veículo.

Controles de voo simplificados significam que não é necessário treinamento extensivo, além de não haver nenhum ponto único no eVTOL para primeiros socorros que causará falha catastrófica caso ele funcione mal. Dito isto, se o Pulse não for capaz de permanecer no ar por qualquer motivo, um para-quedas balístico pode ser implantado.


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No que diz respeito aos números concretos, os planos preveem que a aeronave tenha uma velocidade máxima de 250 nós (463 km/h), uma capacidade máxima de peso do piloto/equipamento de 150 kg e seja implantável em menos de 60 segundos – deverá ser capaz de chegar a qualquer local num raio de 50 km em menos de oito minutos.

O Pulse também poderá pousar em declives de até 10 graus e ser transportado na traseira de um caminhão-plataforma sem qualquer desmontagem. Cada um dos seus oito motores será alimentado por uma bateria separada de 11 kWh, que pode ser carregada simultaneamente através de uma única porta.

Como o eVTOL para primeiros socorros não pode transportar pacientes, ela não se destina a substituir as ambulâncias tradicionais. Em vez disso, a ideia é que quando um operador de serviços de emergência receber uma chamada em que seja necessário suporte avançado de vida, despache uma ambulância e um Pulse.

A aeronave provavelmente chegará à localização urbana ou rural do paciente muito mais cedo, momento em que o piloto começará a trabalhar com equipamentos salva-vidas a bordo, como monitor cardíaco, máquina automatizada de RCP e suprimento de oxigênio. Quando a ambulância chegar, sua tripulação assumirá o controle, liberando o Pulse para outras chamadas.

De acordo com a Jump Aero, a Falck Ambulance Services é o primeiro cliente comercial a fazer um pedido da aeronave. Embora nenhum detalhe sobre o pedido tenha sido divulgado neste momento, a Falck, com sede na Dinamarca, autodenomina-se “a principal operadora internacional de ambulâncias do mundo”, fornecendo serviços de ambulância a clientes em 15 países.

Não há informações sobre quando o JA1 Pulse poderá entrar em uso no mundo real.

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