O pequeno carro urbano é chamado de Squad e é o primeiro modelo da startup holandesa de veículos elétricos Squad Mobility.
O EV de dois lugares é uma maneira conveniente de se deslocar em ambientes urbanos densos além da facilidade de estacionar perpendicularmente, como uma motocicleta.
A start-up iniciou a pré-venda do Squad e pretende comercializar o modelo na Europa em 2023 com um preço inicial de 6.250 euros, cerca de $$ 34 mil. A empresa pretende que os contratos de arrendamento comecem em 100 euros por mês (R$ 500,00).
O Squad é classificado na Europa como um veículo L6e (quadriciclo leve), portanto, sua velocidade máxima é limitada a 45 km/h.
Isso significa que, na Europa, motoristas com 16 anos ou mais podem circular em um Squad sem carteira de motorista.
O Squad tem uma autonomia de 100 quilômetros mas, graças ao painel solar integrado no teto, sua autonomia pode ser estendida por mais 20 quilômetros;
No interior, o Squad tem espaço para carga, porta-copos, porta USB e porta-telefone.
Sua recarga pode ser feita por uma tomada de parede como outros carros elétricos. Ele também possui baterias removíveis, para que os proprietários possam removê-las e conectá-las dentro de suas casas.
A Squad Mobility também preparou seu veículo para plataformas de compartilhamento e prevê um futuro em que as pessoas possam localizar o Squad por meio de um aplicativo de smartphone.
Pensando em MaaS, a Squad também oferecerá uma estação inteligente de carregamento e troca de baterias de reserva para os operadores de frota.
O pequeno Squad não está sozinho nesta categoria de quadriciclos leves
A Citroën já havia apresentado, em 2020, o Ami. O mini carro urbano da montadora francesa é um veículo de dois lugares absolutamente minúsculo, com apenas 2,41 m de comprimento e pesando apenas 485 kg e também pode ser conduzido sem necessidade de habilitação.