MOBILIDADE AÉREA – A Embraer e sua subsidiária de mobilidade urbana Eve anunciaram que construirão uma fábrica de eVtols em Taubaté, SP com previsão de começarem a decolar já em 2026.
A fábrica de eVtols em Taubaté se beneficia de uma localização logística estratégica, com fácil acesso por duas rodovias e proximidade a uma ferrovia. Outra vantagem significativa é a proximidade da região com a sede da Embraer em São José dos Campos e com a equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos produtivos, aumentando a agilidade e a competitividade da Eve.
Os veículos de passageiros semelhantes a drones, que se assemelham a pequenos helicópteros, serão inicialmente utilizados em frotas de táxis, com os primeiros voos a custarem entre 230 e 477 reais por pessoa por viagem.
Os voos iniciais terão um piloto, mas um lançamento posterior de veículos auto pilotados também está nos planos. Cada eVTOL pode transportar de quatro a seis passageiros.
Os veículos serão 100% elétricos, permitindo voos livres de emissões.
A Embraer disse que já recebeu pedidos de 2.850 eVTOLs no valor de cerca de US$ 1,5 bilhão de 28 clientes em vários países, incluindo operadores de helicópteros, companhias aéreas e plataformas de compartilhamento de voos.
“Acreditamos no enorme potencial do mercado global de Mobilidade Aérea Urbana”, disse o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto.
A vice-presidente de gerenciamento e operação de programas de Eve, Alice Altissimo, acrescentou: “Estamos equipados para dimensionar com eficiência o volume de produção de forma sustentável para atender às demandas de um mercado em crescimento”.
A Eve Air Mobility foi criada em 2017 pela Embraer como uma aceleradora do desenvolvimento de mobilidade aérea urbana. Em maio de 2022, a Eve anunciou uma parceria com a Porsche Consulting para definir a estratégia global de produção, cadeia de suprimentos e logística de seu eVTOL.