A Daimler Trucks , divisão de caminhões do Grupo Daimler, comercializou em 2018 517.300 veículos em todo o mundo, com aproximadamente 10% de aumento em relação a 2017 (470.700 unidades). Foram registradas taxas de crescimento de vendas de dois dígitos nos maiores mercados, como Brasil, região do NAFTA e Índia.
Com 38,3 bilhões de Euros, a receita também foi significativamente maior do que no ano anterior (2017: 35,8 bilhões de Euros). O EBIT da Daimler Trucks atingiu outro nível recorde, de 2.753 milhões de Euros em 2018, superando em 16% o resultado do ano anterior, de 2.383 milhões de Euros. Seu retorno sobre vendas foi de 7,2% (2017: 6,7%), com lucro de 1,4 bilhão de Euros.
A empresa prevê um aumento nas vendas, caso as condições gerais do mercado continuem favoráveis no mundo todo. Dessa forma, o Grupo busca alcançar um retorno sobre as vendas de 7% a 9% neste ano.
Caminhões elétricos em todos os segmentos
A Daimler Trucks é a única fabricante global que oferece caminhões totalmente elétricos em todos os segmentos: o leve FUSO eCanter, o médio Freightliner eM2 e os modelos pesados eActros da Mercedes-Benz, eCascadia da Freightliner e E-FUSO Vision One.
Com o FUSO eCanter e o eActros da Mercedes-Benz, os veículos já estão sendo testados em operações de clientes nos Estados Unidos, Europa e Japão. Em dezembro de 2018, a Freightliner entregou o primeiro Freightliner eM2 para a Penske Truck Leasing Ltd. nos Estados Unidos.
Em junho de 2018, a Daimler Trucks colocou todas as suas atividades de eletrificação voltadas a caminhões e ônibus sob o teto do E-Mobility Group, que define a estratégia para todos os componentes e veículos elétricos completos das marcas e divisões do Grupo. Além disso, o EMG está desenvolvendo uma arquitetura globalmente uniforme, que poderá ser comparada com a estratégia de plataforma global bem-sucedida para sistemas de propulsão convencional e principais componentes.
Condução autônoma e conectada na produção em série
A Daimler Trucks também levou a condução autônoma de caminhões a um nível mais alto no ano passado. Com o New Actros, ela apresentou as primeiras séries de caminhões com funções de condução semiautônoma (Nível 2) no IAA 2018, o Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha. Este Actros gera mais segurança para todos os usuários das estradas, aumenta a eficiência para os proprietários, graças à MirrorCam de série, e amplia significativamente o espaço de trabalho do motorista.
Outra estreia mundial ocorreu em janeiro de 2019, na feira de eletrônicos “Consumer Electronics Show – CES” de Las Vegas, nos EUA. Com o novo Cascadia da Freightliner, a Daimler Trucks North America está lançando o primeiro caminhão de produção em série parcialmente autônomo na América do Norte.
A partir deste ano, a Daimler Trucks também está disponibilizando a condução parcialmente autônoma a seus clientes da Ásia com o Super Great da FUSO. Depois da introdução da condução parcialmente autônoma (Nível 2), a empresa agora está focando no desenvolvimento de caminhões altamente autônomos (Nível 4). Nesse contexto, a Daimler Trucks anunciou na CES que vai investir 500 milhões de Euros (cerca de 570 milhões de dólares) no desenvolvimento de caminhões altamente autônomos (Nível 4) nos próximos anos.
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