O projeto ATLAS-L4, da MAN Truck & Bus, que tem trabalhado com outros 11 parceiros desde janeiro de 2022, concluiu um veículo protótipo que será o primeiro caminhão autônomo a circular numa auto estrada alemã.
O caminhão MAN autônomo possui sensores no teto, na frente e nas laterais da cabine do motorista, bem como computadores embutidos no interior.
Numa primeira etapa, ele será utilizado como veículo sensor para coleta de dados antes do início do desenvolvimento funcional para a direção autônoma, incluindo test drives iniciais em rodovia com motorista de segurança.
O veículo já percorreu com sucesso os seus primeiros quilômetros no local de testes da MAN em Munique. Funcionalidades e interfaces foram postas à prova: pela primeira vez, os componentes comunicaram entre si e, pela primeira vez, os sensores realizaram uma detecção realista do ambiente.
Os subsistemas relevantes para a segurança da arquitetura Nível 4 – o sistema elétrico do veículo, o sistema de direção e o sistema de freio redundante – também foram projetados e testados com sucesso nos primeiros protótipos.
Com a inauguração de um centro de controle para supervisão técnica, em setembro de 2023, o veículo agora será monitorado remotamente e a interface web exibirá o veículo em um mapa com todas as informações relevantes, como velocidade e status da automação.
O caminhão MAN autônomo de teste deverá fazer suas primeiras viagens na rodovia antes do final do ano, com um motorista de segurança a bordo.
O projeto ATLAS-L4 pretende provar que o uso de veículos automatizados de Nível 4 (sem motorista) nas rodovias é viável e servirá de base para futuras aplicações em série para uma Logística 4.0 – possibilitadas pela rede fornecida pelo próprio projeto ATLAS-L4. O projeto terá duração até dezembro de 2024, quando espera-se que haverá um conceito pronto para operação de caminhões automatizados na rodovia.