30 de outubro de 2024

Renault apresenta o Solo Concept, veículo de micromobilidade

Pensando fora dos códigos automotivos, a Mobilize – marca da Renault para soluções de mobilidade –, apresentou o Solo Concept, sua visão de como se darão os deslocamentos urbanos do futuro.

Projetado inicialmente pelo estúdio indiano da Renault, o Solo Concept é um veículo de um lugar projetado com volume externo mínimo (1,37 m de comprimento, 0,90 m de largura e 1,5 m de altura).

Se deslocando a velocidades de até 25 km/h, o mini veículo pode ser conduzido sem habilitação, sem cinto de segurança e sem capacete, com joystick como volante, evocando o mundo dos videogames. A sua carroceria é envolvente, possui airbag e um botão de emergência no pé que permite parar o veículo em caso de situação de risco, o que garantem um bom nível de segurança. Assim, o Solo Concept oferece uma proteção melhor do que scooters, e outros NVEIs (sigla para Novos Veículos Elétricos e Individuais, em inglês – New Individual Electric Vehicles) em caso de acidente.

Solo Concept

O Solo Concept é equipado com três rodas: duas rodas motrizes na frente e uma menor na traseira. Seu corpo assimétrico permite o acesso a bordo apenas pelo lado esquerdo. A bordo, o assento se inclina para frente para liberar um espaço de armazenamento profundo, previsto para uma bolsa. O interior e a carroceria são fáceis de limpar com jato de água. A estrutura do Solo Concept é feita com 50% de materiais reciclados e o veículo é 95% reciclável.

Com a intenção de mobilidade ultraleve, fluida e ágil, seu design pretende passar a sensação de que o corpo e o objeto se tornem um só, como uma roupa. O condutor se move em uma posição semi-sentada, uma postura relaxada.

Três opções de carregamento

Vários veículos podem ser aninhados entre si para reduzir espaços em estacionamentos. Assim, uma vaga de estacionamento padrão pode acomodar até seis mini veículos em fila única.

Do lado do carregamento, três soluções são oferecidas: por cabo, por indução (sem fio) ou por troca de bateria. Graças à tecnologia de indução, vários Solo Concepts aninhados podem ser recarregados ao mesmo tempo usando apenas um ponto de carregamento. O veículo líder está conectado ao terminal e transmite eletricidade por indução para os outros posicionados atrás dele. Também é possível remover a bateria do Solo Concept para recarregá-la em casa, como nas bicicletas elétricas.

Ileo Concept: totens de energia modulares e nômades, projetados como espaços de convivência

O Ileo Concept oferece vários serviços, incluindo pontos de carregamento. Nômades e sustentáveis, os totens de energia apresentam uma visão futurista de espaços públicos dedicados à mobilidade. Eles são uma estação de carregamento (DC 22 kW) para veículos elétricos, uma estação de micromobilidade equipada com um suporte de fixação para bicicletas ou scooters elétricas com tomadas do tipo padrão e também um espaço de estar com assento, tablet e suporte para tela

Veja também: Duo Mobilize, um ultracompacto para mobilidade urbana

Os totens montados em suportes móveis e modulares se encaixam facilmente em espaços públicos ou privados. Sua facilidade de instalação permite que sejam movidos e alterados de acordo com o uso.

O Ileo Concept não se destina a ser produzido a curto prazo, mas faz parte de uma abordagem holística que visa apoiar a implantação pela Mobilize de um ecossistema de estações de carregamento elétrico em espaços públicos.

Sair da versão mobile