Para quem conhece o hoverboard com equilíbrio automático, vai entender a tecnologia do projeto de um carro elétrico de duas rodas, apropriadamente chamado de Shane.
Para quem não conhece, a hoverboard foi a primeira scooter de auto-equilíbrio inventado e patenteado por Shane Chen, chinês de nascimento que mudou-se para os Estados Unidos em 1986.
O sistema da hoverboard permite que, à medida que o usuário se move pela calçada na prancha, ela ajusta automaticamente sua velocidade para se manter localizada diretamente abaixo do centro de gravidade do usuário. Este princípio, conhecido como pêndulo invertido móvel, é o que mantém o usuário em pé, em vez de cair para frente ou para trás.
Usando o mesmo princípio, Shane Chen agora projetou este carro elétrico com duas rodas paralelas que reagem automaticamente em relação à carroceria do carro para mantê-lo em perfeito equilíbrio, mesmo em altas velocidades.
Seu centro de gravidade muda automaticamente em relação às rodas, o torque de condução e frenagem, mantendo o nível do carro, tornando-o tão estável e seguro quanto estar em quatro rodas.
Com a pretensão de ser prático e eficiente para o uso diário urbano e rodoviário, o elétrico Shane adota as leis da física dentro de uma abordagem inovadora para criar hoje, uma experiência de condução futurista.
Com apenas duas grandes rodas, o veículo possui um compartimento de cinco lugares localizado entre elas que desliza automaticamente para frente e para trás em relação a essas rodas, movendo seu centro de gravidade para permanecer estável e nivelado horizontalmente em todos os momentos – especialmente ao frear e acelerar.
Como o Shane terá apenas duas rodas, ele será dirigido por meio de um simples controle de velocidade diferencial, em vez de um sistema de direção mais complexo baseado em articulação. O veículo também contará com amortecedores regenerativos nas rodas que ajudam a carregar a bateria durante a compressão e recuperação.
Chen afirma o Shane deveria ser mais fácil de manobrar do que um carro de quatro rodas (principalmente ao estacionar), além de ter menos resistência ao rolamento e geralmente ser mais eficiente em termos energéticos. Ele agora está buscando parceiros industriais que possam estar interessados em transformar seu conceito em um automóvel de produção real.
“Os carros de duas rodas simplesmente não eram práticos ou estáveis o suficiente para a condução diária, até agora”, diz ele. “Fiquei entusiasmado em criar um conceito de carro com duas rodas que possa atingir altas velocidades e ser energeticamente eficiente. Acredito realmente que Shane fará a diferença na forma como abordamos a mobilidade”. As invenções de Chen já ganharam prêmios na CES, INPEX, ISPO e The History Channel e uma de suas invenções de instrumentos científicos foi usada pela NASA na estação espacial. Agora, seu hoverboard original é apresentado em uma nova exposição no Victoria and Albert Museum, em Londres