Assista ao vídeo: Volvo FMX totalmente autônomo é o primeiro caminhão do mundo a ser testado em operações subterrâneas. O modelo percorre um trajeto de sete quilômetros, alcançando uma profundidade de 1.320 metros nos estreitos túneis da mina.
A Volvo Trucks está dando mais um passo importante no desenvolvimento de veículos autônomos. No próximo um ano e meio, o Volvo FMX estará sendo testado em operações regulares na mina de Boliden, em Kristineberg, norte da Suécia. A meta é estudar como essa tecnologia pode contribuir para transportes seguros e produtivos em áreas de aplicação severas com limitações geográficas.
“Através de nossa cooperação com Boliden, o desenvolvimento de veículos autônomos está entrando em uma nova fase. Esta é a primeira vez que veículos autônomos estão sendo testados em operações regulares subterrâneas, e os resultados proporcionarão insumos valiosos para nossa missão permanente de transformar descobertas técnicas em benefícios práticos para clientes,” explica Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks.
Quando a Volvo Trucks apresentou o Volvo FMX autônomo no primeiro semestre deste ano, houve um interesse considerável na indústria. O projeto de pesquisa e desenvolvimento do qual esse caminhão faz parte revela que caminhões autônomos podem proporcionar uma contribuição significativa para o aumento da eficiência e da produtividade dos transportes. Em especial em minas, portos e outros ambientes controlados com restrições geográficas e alta proporção de direção repetitiva.
O caminhão totalmente autônomo que assume o papel principal no filme é um Volvo FMX. Usando vários sensores, o veículo monitora continuamente o ambiente à sua volta e evita tanto obstáculos fixos quanto em movimento. Ao mesmo tempo, um sistema de transporte a bordo coleta dados com a finalidade de otimizar e coordenar a rota e o consumo de combustível. O caminhão faz parte de um projeto de desenvolvimento de tecnologias que visam aprimorar o fluxo de transporte e a segurança em minas, e está sendo testado em condições reais pela primeira vez.
Testes 1000 metros abaixo do solo – Os testes da tecnologia autônoma em uma operação real serão realizados na mina Boliden. No próximo ano, a operação crescerá gradualmente para incluir outros três veículos.
Os veículos usados nas minas são caminhões Volvo FMX de série equipados com a nova funcionalidade. O modelo é equipado com um sistema que incorpora sensores de radar/laser. Este sistema é inicialmente usado para monitor a geometria da mina e gerar um mapa da rota que o caminhão deve cobrir. A informação coletada será então usada para regular a direção, a velocidade e as trocas de marchas do veículo. A cada nova viagem, os sensores voltam a escanear a área em volta do caminhão e continuar otimizando tanto a operação quanto a rota.
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