A Volvo Cars apresenta no mercado brasileiro o novo XC60, utilitário esportivo de luxo que chega às 29 concessionárias da rede em setembro em três versões de acabamento: Momentum, Inscription e R-Design.
Apresentado em março, no Salão do Automóvel de Genebra, a segunda geração do SUV substitui o utilitário esporte médio de luxo mais vendido na Europa, com quase um milhão de unidades em nove anos.
O crossover chega ao Brasil na versão T5 e a versão a diesel D5 chegará até julho de 2018. O XC60 T5 vem equipado com motor 2.0 turbo de 254 cv com transmissão automática de 8 velocidades. Esta segunda geração foi desenvolvida sobre a plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), a mesma dos carros da série 90 (XC90, S90 e V90).
O interior do Novo XC60 utiliza materiais naturais e luxuosos por toda a cabine e, como destaque, uma tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central (na versão Momentum), de onde se pode comandar todo o sistema de entretenimento e conectividade. O display recebeu atualização gráfica aprimorada, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo. Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques, ou comando de voz, de distância. Como nos modelos da série 90, a integração do smartphone também está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.
Nas versões Inscription e R-Design, o Novo XC60 apresenta painel de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas.
O veículo possui cinco modos diferentes de condução que alteram rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador, suspensão e peso da direção:
- Eco: privilegia economia de combustível;
- Confort: prioriza suavidade nas reações do veículo;
- Off-road: para transitar em estradas de terra;
- Dynamic: para uma condução mais esportiva;
- Individual: customiza a configuração.
Tecnologias de conforto e segurança
O modelo chega ao Brasil equipado com o City Safety, que foi atualizado no veículo e inclui um assistente de direção, que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O sistema City Safety opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.
Outros dois novos recursos estão presentes nas versões Inscription e R-Design:
- Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h;
- Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System), que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego. O recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.
O SUV de segunda geração também disponibiliza como itens de série sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus. As versões Inscription e R-Design acrescentam ainda o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção semiautônoma (Pilot Assist) de até 130 km/h.
Além de todos esses recursos, o SUV oferece e abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque (função Hands-Free nas versões Inscription e R-Design).
O Novo XC60 entrou em pré-venda no Brasil com o seguintes preços: R$ 239.950 na versão Momentum, R$ 256.950 na Inscription e R$ 266.950 na R-Design.
Faça um comentário Cancelar resposta