18 de maio de 2024

Schaeffler Mover, a plataforma de mobilidade elétrica e autônoma

A Schaeffler apresentou uma plataforma de mobilidade urbana chamado Mover. O sistema autônomo poderia ser usado como base para táxis-robô ou o chamado “People and Goods Mover”, a próxima geração de transporte de pessoas e mercadorias.

A plataforma com uma unidade de cubo de roda e direção de 90 graus é construída de forma flexível, que pode ser facilmente adaptada para executar diferentes funções.

Schaeffler Mover

O Mover possui componentes de acionamento e chassi integrados em cada uma das quatro rodas; um motor de cubo de roda, a montagem de roda, incluindo suspensão e o acionador para a direção eletromecânica.

A direção de 90 graus permite ao veículo manobrar em ruas estreitas ou estacionar lateralmente em espaços pequenos para possibilitar a entrada e saída de passageiros. O seu raio de rotação, inferior a cinco metros, faz com que o veículo se mova de forma muito ágil no trânsito urbano. Além disso, o veículo pode girar sobre o seu eixo.

Cada um dos quatro motores elétricos do Schaeffler Mover proporciona uma potência contínua de 13 quilowatts e uma potência máxima limitada no tempo de 25 quilowatts.

O alto nível de integração do módulo da Schaeffler tem mais vantagens. A propulsão e o chassi requerem menos espaço no total, proporcionando maior área livre para  passageiros ou mais superfície de carga para mercadorias.

O espaço criado para a bateria e os grupos auxiliares permite que o veículo tenha dimensões compactas. Estas, por sua vez, também podem variar. Por fim, o veículo também pode ser fabricado como variante mais comprida e mais larga, sem ser necessário realizar modificações no acionamento e no chassi.

A estrutura modular do “Schaeffler Mover” cumpre a condição de realizar várias tarefas do transporte de pessoas e mercadorias com um chassi bastante uniforme. A estrutura, que pode ser equipada para cada aplicação, pode ser rapidamente separada da plataforma, onde se encontra integrada toda a técnica necessária para a condução.

A Schaeffler planeja construir seu primeiro protótipo ainda em 2018.

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