Para a montadora alemã, a mobilidade do futuro é limpa, digital e individual. Segundo Stephan Schönherr, chefe de design da MAN Truck & Bus, “as viagens de ônibus se tornarão mais atraentes, mesmo para os mais jovens”. Stephan acredita que os ônibus se tornarão uma ‘sala móvel’, como uma embarcação para levá-los de A a B. Talvez um dia seja um trem de várias unidades que podem se dirigir a áreas residenciais individualmente sob demanda e depois se juntar novamente. Tudo elétrico.
Heinz Kiess, chefe de marketing de produtos de ônibus da MAN Truck & Bus, chama isso de ‘casulo’: “Acima de tudo, esta geração quer estar nas mídias sociais, em algum lugar privado”. Mais e mais pessoas já estão usando muitos meios de transporte no seu dia a dia nas áreas urbanas, como transporte público, compartilhamento de carros, e-bikes ou e-scooters. ‘mobilidade multimodal’ (mudando formas de mobilidade) e ‘mobilidade intermodal (várias formas de mobilidade usadas uma após a outra em uma viagem) são termos que há muito significam algo mais do que apenas passageiros. O ônibus do futuro da MAN pode desempenhar um papel fundamental aqui. Pode, por exemplo, transportar outro meio de transporte, como uma e-bike, permitindo que se conecte diretamente a eles. A rede permite fornecer aos passageiros informações e recomendações.
De acordo com a MAN, sua equipe já pode personalizar os ônibus de acordo com as necessidades individuais, como o ônibus turístico NEOPLAN Skyliner de três eixos e dois andares. Ótimos sistemas de som e materiais e acessórios de interior com influência do feng shui criam uma atmosfera de bem-estar.
De acordo com os três objetivos principais da empresa, digitalização, zero emissões e condução autônoma, é provável que, até 2025, um em cada dois novos ônibus urbanos MAN esteja isento de emissões. O MAN Lion’s City E totalmente elétrico já está nas ruas da Europa. Com isso e todo um conceito de consultoria holística em mobilidade elétrica, a MAN acredita que pode oferecer soluções para o transporte urbano do futuro. Para ônibus e ônibus intermunicipais, existem atualmente várias opções de condução diferentes a serem consideradas. É aqui que os sistemas baseados em hidrogênio com células de combustível podem oferecer uma alternativa à operação puramente elétrica da bateria. No entanto, qual tecnologia é usada para viagens de longa distância depende de muitos fatores. Disponibilidade e custo da fonte de energia, desenvolvimento da infraestrutura de carregamento e avanços na tecnologia de acionamento são aspectos fundamentais neste contexto.
Enfim, o ônibus do futuro da MAN pinta um quadro promissor para mobilidade urbana. Resta saber quando e se esse mundo futurista desembarcaria em um país sem inclusão social e que se quer resolveu seus problemas básicos de infraestrutura.