A Toyota anunciou uma parceria para o desenvolvimento de uma aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) capaz de levar quatro passageiros e mais o piloto. Com um investimento de US$ 394 milhões, a montadora japonesa e a Joby Aviation pretendem implantar serviços de transporte aéreo rápidos, silenciosos e acessíveis.
Ao comentar o investimento da Toyota em eVtol, Akio Toyoda, presidente e CEO da companhia, disse que “o transporte aéreo tem sido uma meta de longo prazo para a Toyota, e, enquanto continuamos nosso trabalho no setor automobilístico, essa parceria reflete nossa visão de futuro”.
“Ao encararmos o desafio do transporte aéreo em conjunto com a Joby, aproveitamos esse potencial para revolucionar o futuro do transporte e das novas gerações. Por meio desse novo projeto, esperamos oferecer a nossos clientes a liberdade de se locomover em todos os lugares em terra e, agora, no céu”, concluiu o executivo.
Além de ser a principal investidora de um financiamento de US$ 590 milhões, a Toyota também vai compartilhar sua experiência em manufatura, qualidade e controle de custos para o desenvolvimento e produção das inovadoras aeronaves elétricas de decolagem e aterrissagem vertical da Joby Aviation. O design da aeronave foi desenvolvido para atender às necessidades de um mercado em ascensão no transporte aéreo dos centros urbanos.
“Essa parceria com a Toyota representa um compromisso para nós sem precedentes de investimento e recursos, e também para essa nova indústria de uma das líderes mundiais de fabricante de automóveis”, explica o fundador e CEO da Joby Aviation, JoeBen Bevirt.
As empresas acreditam que alavancar sinergias com as tecnologias automotivas, bem como integrar as melhores práticas do Sistema Toyota de Produção, ajudará a facilitar de maneira eficiente a produção em escala dessas aeronaves, além de ajudar a Joby a proporcionar uma solução de alta qualidade, durável e confiável, e a atender aos exigentes padrões de segurança.
O vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation, Shigeki Tomoyama, fará parte do conselho de administração da Joby e desempenhará papel ativo na definição da direção estratégica com os executivos.
Mobilidade
Ao extrapolar os limites da indústria automobilística e se transformar em uma empresa de mobilidade, a montadora busca atender às necessidades exclusivas de locomoção dos indivíduos em qualquer lugar e o investimento da Toyota em eVtol é reflexo nessa ajuda para trazer o transporte aéreo urbano sob demanda para o cotidiano e iniciar uma nova categoria de deslocamento de pessoas e de carga.
É previsto que os eVTOLs ajudarão a desenvolver novos serviços de mobilidade, com potencial para ser uma alternativa nos persistentes desafios de deslocamento. Esses desafios incluem os congestionamentos de tráfego nas áreas urbanas, aumento da carga ambiental, falta de transporte em áreas subpovoadas, entre outros.
Faça um comentário Cancelar resposta