Este está sendo um bom ano para a Bombardier. Em maio, a fabricante canadense de aviões apresentou em uma feira de aviação na Suíça os novos modelos Global 5500 e Global 6500, de maior alcance e com novos itens de conforto a bordo, e na semana passada exibiu na Labace (Latin American Business Aviation Conference and Exhibition), realizada em São Paulo, o Global 6000 equipado com a Premier Cabin, mostrada pela primeira vez ao mercado brasileiro desde seu lançamento no final do ano passado.
“A notícia das duas novas aeronaves pegou o mercado de surpresa. São duas aeronaves que estão mudando o mercado e que estão mudando o modo como os clientes veem suas operações. Isto vai permitir às pessoas irem direto, por exemplo, de São Paulo a Paris, sem escalas”, declara Stephane Leroy, vice-presidente de vendas da Bombardier Business Aircraft para a América Latina. Além disso, até o final deste ano, deve chegar ao mercado o Global 7500, outra aeronave de longo alcance da fabricante.
A expectativa da companhia é entregar 675 aeronaves na América Latina nos próximos dez anos, avaliadas em US$ 21 bilhões. Atualmente, existem 4.800 aeronaves executivas da Bombardier em operação no mundo.
A América Latina é o terceiro maior mercado para a aviação executiva. O Brasil, a Argentina, o México e a Venezuela detêm mais de 80% da frota da região. Somente no Brasil, a Bombardier entregou, nos últimos dez anos, um total de 188 aeronaves, nas categorias light, medium e large, o que representa 33% do total de 565 aeronaves entregues em toda a América Latina durante o mesmo período.
“O mercado brasileiro sempre foi muito bom para a Bombardier; 2017 foi muito bom para nós e esperamos ainda ver o mercado deslanchando em 2018. Aguardamos que interessados formalizem suas compras, no final de setembro ou em outubro, novembro e dezembro, que tipicamente são os meses mais ocupados no Brasil. O país é um mercado-chave para nós, é o maior da América Latina, o terceiro maior mercado do mundo, e é por isso que estamos todos os anos participando da Labace”, avalia Leroy.
A empresa está confiante de que os negócios vão continuar crescendo no mercado latino-americano. “Nós temos uma boa participação de mercado no segmento de longo alcance, o que permite às pessoas irem para a Europa ou para os Estados Unidos sem paradas, e estamos oferecendo cinco diferentes aeronaves (Global 5000, Global 5500, o Global 6000, Global 6500 e Global 7500), o que é excepcional se olharmos nossos concorrentes. Nós damos escolha e a flexibilidade de diferentes alcances”, assinala o executivo.
Labace 2018
A Bombardier exibiu em seu estande na Labace 2018 o Challenger 350, um jato executivo com grandes vendas no segmento de médio alcance, que promete baixo custo operacional e pode chegar a qualquer cidade brasileira a partir dos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont, ou a qualquer ponto da América do Sul a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Em termos globais, seu alcance é de 3.200 NM (5.926 km) o que permite conectar Nova York à cidade de Londres ou Paris a Dubai.
Mas o destaque da empresa na feira foi o Global 6000 com a Premier Cabin, criada para oferecer uma refinada experiência a bordo e apresentada pela primeira vez no Brasil. Tem uma série de novas funcionalidades, como internet de alta velocidade a bordo (Ka-Band). O projeto interior é refinado, altamente inspirado da nova geração 7500 que chegará ao mercado no fim do ano. Entre as comodidades da nova cabine, os passageiros podem ter acesso a seus itens pessoais armazenados no compartimento de bagagem durante todo o voo, com total segurança.
O Global 6000 tem alcance máximo de 6.000 NM (11.112 km), ou seja, pode ir de Moscou a Los Angeles sem escalas com oito passageiros e quatro tripulantes. Ou pode partir do Aeroporto de Guarulhos para Lisboa, Madri ou Londres, por exemplo, sem paradas.
A Premier Cabin foi criada para as aeronaves Global 5000 e Global 6000. “Seu interior combina design contemporâneo, com o conforto e a produtividade do Global 7000. Graças à conectividade de internet Ka-Band, ao intuitivo CMS (cabin management system), que pode ser controlado por smartphone ou tablet, e ao extremo conforto, os passageiros podem ser tão produtivos a bordo quanto são em seus escritórios ou na sala de suas casas. A conexão de internet permite, por exemplo, usar o FaceTime no iPhone ou baixar filmes com facilidade.”
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