Conceitos de design realmente inovadores que impulsionam o uso de aço de alta resistência até o limite são características dos quatro finalistas do Swedish Steel Prize deste ano. O vencedor será anunciado em uma cerimônia no dia 11 de maio em Estocolmo.
“Este ano, um número recorde de 102 cases foram inscritos no Swedish Steel Prize 2017, de 32 países diferentes em todo o mundo. A alta qualidade global dos cases mostra que este prêmio tem um papel importante em promover e até mesmo incentivar a indústria para encontrar novas e inovadoras formas de utilizar aços de alta resistência para atingir um melhor desempenho”, diz Eva Petursson, presidente do júri do Swedish Steel Prize e diretora de pesquisa e desenvolvimento estratégico da SSAB.
Os quatro finalistas são: Fermel, da África do Sul, JMG Cranes, da Itália, Kiruna Wagon da Suécia e Wabash National, dos Estados Unidos.
A Fermel desenvolveu uma linha única de veículos polivalentes para um transporte seguro em minas. Os veículos cumprem uma nova legislação de segurança mais rigorosa e destinam-se a substituir os veículos padrão reconstruídos atualmente utilizados. A otimização do projeto de todo o veículo, incluindo a carroçaria, resultou em um desempenho superior em relação à segurança pessoal, maior carga útil, agilidade, resistência a danos, confiabilidade e vida útil. Todos estes benefícios são alcançados pelo uso extensivo de aço de alta resistência estrutural e resistente ao desgaste.
A JMG Cranes criou um guindaste único e altamente compacto com um extenso campo de aplicação. O design enxuto combinado com trem de força elétrico e excelente manobrabilidade permite que ele seja usado tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre. Este poderoso guindaste pick-and-carry tem grande capacidade de elevação. Sua alta relação desempenho/peso foi obtida pelo design otimizado da lança, usando aços ultra resistentes. Além disso, o transporte rodoviário eficiente é facilitado por pernas de suporte removíveis e contrapesos.
A Kiruna Wagon apresentou um inovador sistema de vagões de descarga para transporte ferroviário de longo curso e descarga eficiente de minerais. O uso de aços estruturais e resistentes ao desgaste avançados de alta resistência tornou possível a concepção de vagões leves combinados com um terminal estacionário Helix para descarga rotativa on-the-fly. Com sua taxa de descarga quase duplicada, o sistema Helix é superior a todas as soluções convencionais e resolve muitos problemas relacionados aos agregados viscosos. O sistema terminal é muito rentável, tanto em termos de investimento quanto de operação.
O novo protetor de impacto traseiro da Wabash National para caminhões e semirreboques excede os padrões americanos também por exigir impacto off-set. O design otimizado, utilizando aço estrutural de alta resistência, foi verificado por meio de extensos testes em grande escala que mostram um desempenho superior na proteção das pessoas no carro em colisão. O sistema patenteado oferece excelente absorção de energia, danos mínimos ao veículo pesado, bem como fabricação e montagem altamente econômicas.
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