Depois da crise do preço do petróleo de 2014, causada pelo súbito aumento da demanda, agora os responsáveis pelo possível crash seriam os veículos elétricos, o que reduziria a demanda de petróleo suficientemente para fazer com que os preços caiam.
A previsão é da Carbon Tracker, uma think tank que tem repetidamente alertado sobre a perspectiva de “ativos encalhados” de combustível fóssil, devido ao aumento de energia limpa e política climática cada vez mais restritiva. Em seu último relatório, a Carbon Tracker prevê um cenário em que 2 mb/d (milhões de barris/dia) de demanda de petróleo serão apagados em 2025 por causa da penetração de veículos elétricos no setor de transporte.
O relatório, produzido em parceria com o Grantham Institute no Imperial College de Londres, analisa o potencial de redução contínua de custos em tecnologias de energia solar fotovoltaica e veículo elétrico para deslocar a demanda por combustíveis fósseis atualmente dominantes e mitigar as emissões de CO2.
“Veículos elétricos e energia solar são fatores recentes que a indústria de combustíveis fósseis consistentemente subestima”, disse Luke Sussams, pesquisador sênior da Carbon Tracker.
Os setores da energia e de transporte rodoviário representam cerca da metade do consumo de combustíveis fósseis. O coração das previsões é quando os elétricos se tornarão competitivos em relação aos motores de combustão interna e com que rapidez os consumidores farão suas escolhas pelos elétricos. A Carbon Tracker estima que os veículos elétricos vão atingir esse limiar em 2020. E em 2025 já serão cerca de um quinto do mercado de veículos.
Tem havido um número crescente de previsões para os preços do petróleo devido ao aumento dos veículos elétricos. A Bloomberg New Energy Finance, uma organização de pesquisa e tendências financeiras, estabeleceu uma das primeiras previsões em 2016, detalhando um cenário no qual os veículos elétricos eliminariam 13 mb/d de demanda de petróleo em 2040, o suficiente para manter os preços permanentemente baixos. A Carbon Tracker vai mais longe, argumentando que a demanda de petróleo poderia cair para 16 mb/d durante esse mesmo período.
A indústria do petróleo tem números mais modestos. A BP diz que é possível que os elétricos diminuam a demanda de petróleo em 1,2 mb/d até 2035. A Agência Internacional de Energia (AIE), com sede em Paris, também não está impressionada, prevendo que os veículos elétricos diminuam a demanda em apenas 1,3 mb/d.
A Carbon Tracker acredita que muitos desses analistas e empresas estão longe dos números corretos. De acordo com suas previsões, a demanda global total de petróleo poderia atingir um pico absoluto em 2020 e então estabilizar para a próxima década.
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