25 de novembro de 2024

eCargobikes já fazem entregas em grandes cidades da Europa

Nas entregas urbanas, principalmente na “de última milha”, a versatilidade e agilidade das motos ou das bykes dão conta do recado com louvor. Porém, quando se trata de volumes maiores, não conseguimos pensar em nada além de mini furgões, certo? Pelo menos até antes das eCargobikes da Onomotion.

A startup alemã  projetou as eCargobikes ONO para uso por serviços de encomendas expressas e, desde que o veículo estreou em 2020, várias empresas europeias começaram a utilizá-lo.

A Hermes, operador logístico alemão, por exemplo, já se utiliza da eCargobike desde 2019, quando implantou um programa piloto com 18 unidades da ONO.

eCargobikes

O veículo apresenta um layout de triciclo – uma roda na frente e duas atrás – e mede 340 cm de comprimento por 116 cm de largura por 205 cm de altura. O ciclista/piloto fica dentro de uma cabine equipada com limpador de para brisa totalmente à prova de intempéries, direção com um conjunto de guidão e pedalando para fornecer propulsão.

Sua potência de pedalada é aumentada por dois motores elétricos de 125 watts nas rodas traseiras, levando o veículo a uma velocidade máxima assistida de 25 km/h. Esses motores, por sua vez, são alimentados por uma bateria de lítio de 1.400 Wh de troca rápida que possuem uma autonomia média de 30 km – que pode ser dobrado com a adição de uma segunda bateria. Para a partida, um acelerador pode ser usado para levar a ONO a até 6 km/h  sem pedalar.

Uma das características particularmente interessantes do veículo, no entanto, é o seu sistema de transporte de carga. Essa configuração incorpora módulos de contêiner com rodízios que podem ser rolados para dentro e para fora da caçamba de carga traseira do veículo por meio de uma rampa integrada, acoplando e desacoplando eletronicamente com a ONO conforme necessário.

Ao utilizá-los, o operador não precisa esperar enquanto itens de carga individuais são carregados e descarregados. Em vez disso, os módulos podem ser pré-carregados antes que a ONO chegue para a coleta e descarregados após a partida da entrega.

Cada módulo tem um volume de armazenamento de mais de 2 metros cúbicos e pode transportar até 200 kg.

Alguns dos outros recursos do veículo incluem rastreamento por GPS, um sistema de iluminação completo, espelhos retrovisores, uma tela de painel LCD, além de um chaveiro RFID usado para travar e destravar o veículo, abrir a porta do módulo do contêiner e liberar o módulo pela parte de trás.

A Onomotion está atualmente oferecendo a ONO para potenciais clientes comerciais em vários países europeus, seja para compra definitiva ou por assinatura – as taxas para este último começam em € 490 por mês (cerca de R$ 2.500,00).

A UPS é o mais recente operador a juntar-se à base de clientes da startup alemã. A empresa de tecnologia está fornecendo ao provedor global de logística em Hamburgo e Colônia um total de 10 novas ONOs. A UPS está assim expandindo seu contingente de eCargobikes e estendendo a entrega sustentável de encomendas nestas cidades. 

Outro operador de peso, a francesa DPD, implantará um total de 52 eCargobikes em oito grandes cidades alemãs ao longo de 2022. A cooperação e a ampliação do projeto destinam-se a abrir novas soluções logísticas para as principais cidades no futuro.

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