A Toyota celebrou nesta segunda-feira, 22 de agosto, cerimônia que marcou a conclusão de mais uma etapa do projeto de revitalização de sua planta localizada no município de São Bernardo do Campo (SP), a primeira fábrica da companhia construída fora do Japão, com operações iniciadas em 1962. O evento também foi o ponto de largada da etapa latino-americana do projeto global “5 Continents Drive”, promovido pela Toyota Motor Corporation. Ambas as iniciativas fazem parte de uma das principais premissas da marca: fazer carros cada vez melhores.
O projeto, que recebeu o nome de São Bernardo ReBorn, registra um novo marco na história da fabricante com a inauguração do primeiro Centro de Pesquisa Aplicada da marca na América Latina, concebido para integrar atividades relacionadas à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e fornecedores. Ali, foram alocados os departamentos de engenharia, compras, regulamentação veicular e qualidade assegurada, permitindo maior interação e sinergia entre as áreas para constituição de futuros projetos, bem como para um alinhamento ainda mais ágil e preciso na tomada de decisões. Nas novas instalações foi construído, ainda, um centro de design de produto da marca.
“O nosso Centro de Pesquisa Aplicada será a base para o desenvolvimento de produtos aqui no Brasil. As atividades no local incluem desde a concepção de melhorias nos modelos locais, teste de emissões, análise de matérias-primas até no desenvolvimento de acessórios, entre outras atribuições. De agora em diante, a Toyota do Brasil será capaz de contribuir de maneira ainda mais contundente no desenvolvimento dos próximos projetos para o mercado brasileiro, seguindo sempre a premissa global da companhia de produzir carros cada vez melhores”, disse Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil.
A Toyota investiu R$ 46 milhões para instalação da nova estrutura dentro do complexo industrial de sua planta em São Bernardo do Campo. A unidade do ABC Paulista é responsável por produzir peças para os modelos Corolla e Etios comercializados no Brasil, além de deter expertise, por meio de sua forjaria, na fabricação de bielas e virabrequins que equipam os motores de Camry e Corolla produzidos nos EUA. Atualmente, a planta da Toyota no Grande ABC emprega 1.400 colaboradores, divididos em três turnos de trabalho.
Em março de 2015, a Toyota do Brasil havia anunciado a conclusão da fase inicial do projeto São Bernardo ReBorn. Esta, que foi a primeira etapa de uma série de iniciativas no plano de revitalização da fábrica da Toyota no município de São Bernardo do Campo, consistiu na transferência da sede administrativa e comercial da empresa de São Paulo para o ABC Paulista, abertura do terceiro turno na forjaria e incorporação do conceito “Ecofactory” (reuso de água de chuva, instalação de painéis solares, entre outras iniciativas ambientais).
Leave a Reply Cancelar resposta