Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America, disse ao portal FutureTransport que, diante da expectativa de retomada do mercado nacional de caminhões e ônibus, frente aos primeiros sinais de reaquecimento da economia, a montadora prioriza a melhor utilização da capacidade de produção e foca em ganhos de eficiência energética e segurança de seus caminhões.
FutureTransport – Muito se fala sobre o início de retomada da economia, mas há sinais reais de aquecimento nos negócios no segmento de veículos pesados?
Roberto Cortes – Eu vejo sinais de retomada da economia como um todo e dos nossos negócios também, no setor de caminhões. Na economia como um todo pode-se ver a retomada pelos indicadores macroeconômicos, queda dos juros, queda do risco Brasil e, no nosso negócio, independentemente do desempenho dos primeiros meses ter sido bem menor que o ano passado, vemos uma tendência de evolução diária das vendas que vêm crescendo mês a mês. (As vendas de caminhões da MAN em maio cresceram 10,6% sobre abril, somando 1.098 veículos, mas ainda apresentaram queda de 24,5% no acumulado do ano, em comparação aos primeiros cinco meses de 2016, com 4.354 unidades licenciadas de janeiro a maio).
FutureTransport – Quais os desafios e prioridades da MAN neste momento?
Roberto Cortes – A prioridade número um é utilizar melhor a capacidade de produção. Hoje o setor amarga uma ociosidade de 75% a 80% e é muito difícil conviver com uma fábrica que tem capacidade de três turnos e trabalhar apenas um turno, em somente quatro dias por semana. A prioridade é utilizar essa capacidade e, para isso, esperamos que esses sinais de retomada da economia se confirmem nos próximos meses.
FutureTransport – A tecnologia embarcada é o que mais tem diferenciado os novos veículos comerciais (caminhões e ônibus) apresentados ao mercado. O que há de mais avançado hoje nos veículos da MAN?
Roberto Cortes – A tecnologia embarcada é o que traz benefício para o consumidor, nosso foco é muito grande em eficiência energética, em redução do consumo de combustível, e em segurança do caminhão. Estamos entrando em novos mercados de segurança com caminhões e veículos blindados, este é nosso foco em termos de tecnologia.
FutureTransport – Na área de propulsões alternativas, qual é a aposta da MAN para ônibus e caminhões?
Roberto Cortes – Nós analisamos todas as alternativas, sejam os veículos híbridos, elétricos, mas acreditamos que o diesel ainda vai prevalecer e é por isso que nós trabalhamos na melhoria da eficiência do diesel e também estamos trabalhando na melhor utilização do biodiesel, que também tem suas vantagens.
FutureTransport – Mas o veículo elétrico é uma aposta da MAN?
Roberto Cortes – Um dia virá, mas acho que no Brasil ainda vai demorar um pouco mais do que na Europa e nos Estados Unidos.
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