Um programa teste em Berlim, que começou em agosto do ano passado com 200 scooters totalmente elétricas, deu tão certo que, a partir de primeiro de abril, a cidade acrescentou 800 scooters à rede.
O programa é uma parceria da Coup eScooter, uma subsidiária de serviços compartilhados da Bosch com a Gogoro, uma start-up de Taiwan, criada em 2011 e que se tornou líder global em scooters conectadas e movidas a eletricidade.
O compartilhamento proporcionou aos moradores de Berlim, na Alemanha, uma nova opção de mobilidade além de ser modelo simples de precificação. Os clientes podem localizar, reservar e usar a eScooter a qualquer momento e, depois que chegarem ao destino, deixam a motocicleta em pontos determinados.
“Com a Coup, a Bosch disponibiliza ao mercado sua primeira concessão no setor da mobilidade puramente para o usuário final, além de criar uma marca independente”, disse Markus Heyn, membro da direção mundial da Bosch e responsável pelo projeto, na época do lançamento.
As grandes cidades são caracterizadas pelo tráfego intenso e pela escassez de vagas para estacionar, mas também há o desejo por uma mobilidade individual. Além disso, a geração mais jovem, que demanda por mobilidade e flexibilidade, não tem como prioridade ou não acha necessário a aquisição de um automóvel.
Como resultado, a empresa já está trabalhando em soluções conectadas para gerenciamento de vagas de estacionamento, gestão de frota baseada na nuvem, e assistentes de mobilidade em aplicativos que suportam o uso multimodal de diferentes tipos de transporte. O novo serviço de compartilhamento da Coup representa mais um passo no setor de negócios Soluções para Mobilidade.
A Gogoro – que foi criada pelo ex-diretor de inovação da HTC, Horace Luke, e tem algum apoio financeiro de empresas como a Panasonic – lançou a Smartscooter em janeiro de 2015. O veículo tem um painel digital e um aplicativo de telefone que controla sons e luzes personalizáveis. O destaque é o sistema inteligente de troca de baterias que permite aos clientes pegarem baterias novas nos quiosques estacionados em torno da cidade.
As eScooters têm autonomia de aproximadamente 100 quilômetros e os usuários não precisam se preocupar com a recarga, pois a Coup cuidará disso para eles. O preço é baseado em uma taxa fixa que cobra 3 euros por 30 minutos ou 20 euros para o dia inteiro. O serviço é acessado via um aplicativo de acompanhamento, cuja interface intuitiva facilita localizar, agendar e pagar por uma scooter. Até mesmo a abertura do compartimento do capacete é controlada pelo smartphone, o qual está conectado na eScooter via Bluetooth.
Faça um comentário Cancelar resposta