25 de novembro de 2024

O maior caminhão articulado da Volvo chega ao mercado brasileiro

O maior caminhão articulado da Volvo já está sendo comercializado no Brasil. Com capacidade para 55 toneladas de carga, a maior já oferecida neste tipo de máquina, o A60H é a última geração de caminhões articulados, um conceito inventado e desenvolvido pela Volvo. “O Brasil recebe agora o que há de mais avançado nesta área. É um equipamento configurado para grandes obras e alta produtividade”, afirma Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE Latin America.

De acordo com a empresa, o novo articulado oferece produção contínua e grande confiabilidade graças a sua grande capacidade de carga e ao seu potente motor de 16 litros e 663cv. Sua performance é fruto também de uma série de outros atributos tecnológicos que o tornam apropriado para trabalhos de transporte em operações de escavação massiva. “Ele vai aonde nenhum outro vai”, afirma Massami Murakami, diretor de suporte a vendas da Volvo CE LA, referindo-se à grande robustez do A60H, que trabalha com grande produtividade em condições adversas, em terrenos lamacentos, sob chuva, em topografias acidentadas em todas as estações do ano.

O maior articulado da marca foi projetado para atuar em minerações, pedreiras, grandes operações de terraplenagem e obras de infraestrutura. Com freios a disco úmido em todas as rodas, a nova máquina foi desenvolvida também com um chassi dianteiro e traseiro voltado para serviços pesados.

O veículo vem equipado de série com os dispositivos inteligentes da Volvo para melhorar ainda mais sua performance: o CareTrack, o sistema de telemática do segmento mais avançado da América Latina: o OBW (On Board Weighing), um dispositivo de pesagem de carga que garante maior produção por ciclo de trabalho; e o Matris, outro sistema da marca que fornece informações importantes para gestão, monitoramento e diagnóstico da máquina.

Segundo a Volvo CE LA, o A60H pode transportar mais toneladas por hora e tem uma carga útil maior para aplicações pesadas, oferecendo até 40% mais produtividade do que o modelo abaixo. Com um sistema de transmissão de acionamento automático e bloqueios de diferencial 100%, suspensão Bogie para qualquer terreno, direção hidromecânica e suspensão ativa, ele é uma das mais inovadoras máquinas criadas pela marca.

Ao mesmo tempo, a empresa está lançando no Brasil e na América Latina a linha G de caminhões articulados, a mais nova geração de máquinas deste tipo. “São equipamentos para todos os tipos de obras, oferecendo o que há de mais avançado e produtivo nesta área”, afirma Chueire.

Além de manter os atributos de alta produtividade, baixo consumo de diesel, facilidade de operação e conforto para o operador, a nova geração traz características totalmente novas, que fazem desta máquina a melhor opção do mercado, como o Volvo Dynamic Drive, uma carga útil aumentada e ainda maior eficiência de combustível, informa a Volvo CE LA. Essa tecnologia é uma nova e mais inteligente estratégia de mudança de marcha. Ela leva em consideração também os aclives e declives por onde transita, assim como carga na caçamba, tomando então a decisão de qual marcha usar na partida e posteriormente.

Em 2016, na área classificada como GPE (equipamentos para aplicações gerais), que engloba carregadeiras, escavadeiras e caminhões articulados, as duas marcas da fabricante (Volvo e SDLG) mantiveram suas participações de mercado, de 16,8% no Brasil e de 11,1% nos outros países da América Latina. “Mesmo diante de um mercado restritivo, tivemos resultados favoráveis, justamente por conta do grande reconhecimento que nossas máquinas têm no mercado”, explica Chueire. Os principais mercados de exportação da Volvo CE LA são: Argentina, Peru, Colômbia e Bolívia.

A Volvo ainda manteve a liderança absoluta no Brasil no segmento de caminhões articulados, apesar da grande queda na comercialização de equipamentos deste tipo, devido à crise que afetou o setor de mineração.

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