25 de novembro de 2024

Navio tanque elétrico vai transportar energia limpa pelos mares

Apesar das várias iniciativas ao redor do mundo apontarem em direção a um futuro mais sustentável, algumas regiões do planeta estão, ou em desvantagens geográficas ou sem meios de produzir energia renovável.

De olho nesta situação, a startup japonesa PowerX criada em 2021, com foco em pesquisa, desenvolvimento e produção de soluções de sistema de armazenamento de energia e embarcações de transferência de energia, pretende construir o primeiro navio tanque elétrico do mundo, projetado para transportar energia limpa pelo mar.

Enquanto a maior parte da energia do mundo hoje é transferida na forma de combustíveis fósseis, a PowerX está olhando para o futuro com um navio movido a eletricidade que levará energia limpa para os lugares que mais precisam.

Para cumprir sua missão, a PowerX está projetando e desenvolvendo um “navio de transferência de energia” para transportar eletricidade renovável em todo o mundo e estabelecer uma “rede de energia oceânica”.

A startup revelou seus planos em 2022 para estabelecer sua primeira gigafábrica no Japão para produzir soluções de armazenamento de bateria, incluindo seu Hypercharger, um carregador EV ultrarrápido (até 240kW) alimentado por energia renovável. Além disso, a PowerX fabricará baterias estacionárias em escala de grade, baterias marítimas e baterias domésticas.

A Power Base, a gigafábrica da empresa, tem uma capacidade de produção anual de 5 GWh, equivalente a cerca de 10.000 acumuladores de baterias para as suas diversas soluções.

Movendo-se rapidamente, a PowerX revelou o projeto detalhado por trás de seu navio inaugural, “X”, na Bariship International Maritime Exhibition.

A embarcação movida a bateria tem 140 metros de comprimento e um alcance de cruzeiro elétrico de até 300 km.

Com 96 (2,5 MWh) baterias LFP de nível marítimo, a embarcação pode armazenar um total de 241 MWh de energia renovável. A PowerX diz que o design da bateria é “altamente escalável” e será capaz de lidar com mais baterias no futuro.

Um sistema de controle de energia monitora os sistemas de bateria e os controladores de carga, retransmitindo quanto resta da bateria.

Atualmente, o navio tanque elétrico é otimizado para viagens de curta distância. Ainda assim, o CEO da startup, Masahiro Ito, diz que à medida que a densidade da bateria aumenta e os custos diminuem, a empresa poderá transportar mais baterias por uma distância maior.

A empresa pretende concluir seu primeiro navio até 2025, com testes de campo planejados para começar no ano seguinte.

A PowerX assinou um MoU e fez parceria com a Kyushu Electric Power Co e a cidade de Yokohama para transformar o conceito em realidade e descarbonizar os portos. Além disso, uma nova empresa, a Ocean Power Grid Inc., será estabelecida ainda este ano para lidar com as operações dos navios tanque.

O navio tanque elétrico ajudará a conectar redes, parques eólicos offshore e ilhas com energia renovável onde os cabos subterrâneos não são ideais devido à atividade sísmica, águas profundas, etc.

Como resultado, as regiões com abundância de energia renovável podem compartilhar com os menos afortunados um futuro mais limpo e sustentável para todos.

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