De uma mesa no Ford Design Studio, um designer entra em uma sala virtual e começa um esboço 3D. Ele está projetando um carro virtual em torno de si e ajustando os atributos mais adequados ao motorista. Este trabalho faz parte da mais recente exploração da Ford de um novo processo que coloca o cliente no centro do design e pode ajudar a reduzir o tempo necessário para criar um veículo.
A Ford é a primeira montadora a trabalhar com o Gravity Sketch – uma ferramenta de realidade virtual em 3D que permite que os projetistas criem um projeto de veículo mais centrado no ser humano. Designers trocam seus sketch pads por um headset e controladores para imergirem na realidade virtual, imitando interações gestuais por meio de rastreamento de movimento que replica os esboços com caneta e papel
Michael Smith, gerente de design da Ford, diz que enxergar todos os ângulos de um veículo enquanto ele está sendo desenhado realmente libera a criatividade e estimula o desenvolvimento do design centrado no ser humano do início ao fim.
“Saltar direto para o 3D nos dá uma visão de 360 graus de um veículo como ele está sendo criado”, diz ele.
O design automotivo tradicional começa com um esboço 2D que é então digitalizado para produzir uma ilustração de alta qualidade. Depois que essas renderizações são avaliadas, algumas são traduzidas em dados usando um software de design auxiliado por computador para criar um modelo 3D. Esse modelo é transferido para um ambiente de realidade virtual para avaliação adicional e para determinar a viabilidade do projeto. Isso pode levar semanas, o que significa que os designers precisam ser extremamente seletivos sobre quais projetos chegam ao estágio de modelagem 3D
O Gravity Sketch permite que os projetistas acelerem o processo de semanas para horas, pulando o estágio 2D e trabalhando com um modelo 3D desde o início. Designers podem ancorar um motorista no centro, girando seu design 3D para visualizá-lo de qualquer ângulo para criar um veículo escalável em torno dele. Eles podem até mesmo entrar no esboço do veículo para ajustar rapidamente os atributos do projeto para melhor atender os ocupantes. O Gravity Sketch permite que os designers da Ford coloquem o cliente no centro do veículo, enquanto os projetistas o desenham.
“Esta aplicação tem o potencial para ajudar a garantir que estamos entregando os melhores projetos de veículos para nossos clientes”, disse Smith. “Ele move todo o processo para o mundo da realidade virtual, dando-nos mais opções para revisar mais modelos no ambiente 3D para criar os melhores veículos possíveis.”
Em cinco estúdios globais de design da Ford, dezenas de designers de interiores e exteriores estão agora experimentando o Gravity Sketch para a viabilidade do fluxo de trabalho e seu potencial para co-criação e colaboração em tempo real. Mudar para um modelo que projeta e avalia em realidade virtual pode revolucionar todo o processo, reduzindo drasticamente o tempo de desenvolvimento e permitindo mais representações em 3D na fase de avaliação.
“Nossa colaboração com designers da Ford nos permitiu ficar imerso em seu processo criativo e descobrir maneiras de ajudar a afinar esta aplicação para melhor atender às suas necessidades para que possam construir os melhores veículos possíveis para os seus clientes”, disse Oluwaseyi Sosanya, CEO e co-fundador da Gravity Sketch.
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