Daimler e BMW assinaram um acordo de longo prazo para o desenvolvimento de novas tecnologias de condução autônoma e sistemas de assistência ao motorista. A parceria representa uma cooperação estratégica cujo objetivo é disponibilizar no mercado essas tecnologias nos veículos em série a partir de 2024.
Além disso, a cooperação não exclusiva, também está aberta a outros OEMs e parceiros de tecnologia, com os resultados sendo disponibilizados para outros OEMs sob licença.
O acordo entre a Daimler e BMW prevê que as duas empresas implementarão as tecnologias em seus respectivos veículos de série de forma independente. No total, a cooperação envolve mais de 1.200 especialistas em desenvolvimento, que atuarão muitas vezes em equipes mistas.
Tanto a Daimler AG, como o BMW Group, seguirão realizando parcerias com outras empresas de tecnologias e fabricantes de automóveis que podem contribuir para o sucesso da plataforma. Os esforços se concentrarão no desenvolvimento de uma arquitetura escalável para sistemas de assistência ao motorista, incluindo sensores, bem como um centro de dados conjunto para armazenamento, administração e processamento de dados e o desenvolvimento de funções e software.
A Daimler AG tem trabalhado em projetos de desenvolvimento de série não apenas para veículos específicos de Nível 3, mas também para os níveis 4 e 5.
Ainda este ano será lançado em San José, no Vale do Silício, seu primeiro programa piloto, com a Bosch, sobre veículos autônomos (Níveis 4/5), em ambientes urbanos. Este será o próximo marco dentro da cooperação existente entre ambos os parceiros e a cooperação continuará conforme o planejado. No início da próxima década, a Daimler apresentará ao mercado não apenas veículos altamente automatizados (Nível 3), mas também automóveis totalmente automatizados (Nível 4/5).
Já o BMW Group tem trabalhado em direção altamente automatizada e estabeleceu uma plataforma não exclusiva com especialistas em tecnologia, fornecedores e OEMs para levá-lo à maturidade da série.
Desde 2017, o trabalho nesta área foi consolidado no Campus de Condução Autônoma em Unterschleissheim, ao norte de Munique, e a industrialização da tecnologia está sendo avançada com o apoio de parceiros.
A escalabilidade exclusiva da tecnologia do Nível 2 – 4 permite um alto nível de flexibilidade e garante que ela será viável no futuro.
Em todo o mundo, mais de 70 veículos de teste estão experimentando a tecnologia mais recente. Eles coletam dados para melhorar o aprendizado de máquina com inteligência artificial por meio de simulações e testam novas funções de Nível 2 – 5 na estrada. A geração de tecnologias atualmente em desenvolvimento entrará na produção em série como automação de Nível 3 em 2021 no BMW iNEXT, onde também será o Nível 4 habilitado para projetos-piloto.
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