A Amazon anunciou um novo serviço que dá aos seus entregadores acesso ao veículo de uma pessoa com o objetivo de deixar as entregas dentro do automóvel. Mas, em vez de usar fechaduras inteligentes e uma câmera conectada à nuvem para entrar, a Amazon quer usar as tecnologias conectadas incorporadas em muitos veículos modernos atualmente.
A empresa está lançando este novo serviço em parceria com duas grandes montadoras – General Motors e Volvo – e será lançado em 37 cidades nos EUA. O serviço foi testado na Califórnia e no estado de Washington nos últimos seis meses.
Em um vídeo da Amazon, uma mulher disse que gosta de receber fraldas entregues em seu carro porque isso significava que as crianças poderiam tirar uma soneca sem serem perturbadas pela campainha. Outra mulher usou o serviço para ter alguns presentes de aniversário entregues no porta-malas de seu carro para não dar a dica a sua filha.
Para começar, o serviço estará disponível apenas para assinantes do Amazon Prime. Também é limitado a proprietários de veículos da GM e Volvo, com modelos 2015 ou mais recente e contas ativas da OnStar e da Volvo on Call.
A empresa informa que planeja adicionar outras marcas de automóveis ao longo do tempo.
Pacotes com mais de 20 kg, acima de 66 cm de tamanho, que exijam assinatura ou sejam avaliados em mais de US $ 1.300 não fazem parte do serviço.
A Amazon assinou um contrato de dois anos com a GM e a Volvo e as três empresas usarão este período como teste.
Nem as montadoras nem a Amazon esperam ganhar mais dinheiro com o serviço, mas sim como uma conveniência adicional que podem comercializar para seus clientes.
Para acessar o novo serviço de entrega, o cliente precisa adicionar seu carro ao seu aplicativo Amazon Key e incluir uma descrição do veículo para que os funcionários da Amazon possam localizá-lo.
Depois de comprar um item e selecionar a entrega no carro, a Amazon envia uma série de notificações para informar que o pacote está a caminho. A qualquer momento o cliente pode optar por alterar os locais de entrega ou bloquear o acesso ao carro no aplicativo principal, se, por algum motivo, precisar usar o veículo ou se o carro não puder ser acessado imediatamente pelo entregador.
A Amazon, então, adotará como padrão o local de entrega de backup se o acesso ao veículo for bloqueado. Para encontrar o veículo, os entregadores da Amazon terão acesso à localização GPS e número da placa, bem como uma imagem do carro.
A Amazon informou que nunca tem acesso aos detalhes de login do carro conectado do cliente e que todas as comunicações entre a empresa e os sistemas de carros conectados são criptografadas.
Com o novo serviço a Amazon enfrentará um desafio significativo, especialmente considerando que eles agora precisam entregar em um local que pode mudar dependendo de onde o carro está estacionado. Durante testes, a Amazon não sabia a localização do carro até seis horas antes da data marcada para a entrega.
Fabricantes de automóveis têm experimentado entregas no carro, operando sob a suposição de que o carro de uma pessoa funciona como um armário sobre rodas.
Em 2016, a Volvo lançou uma opção de entrega em automóvel para os residentes de Estocolmo, trabalhando com a startup sueca Urb-it. A Volkswagen diz que seu carro-conceito ID também funcionará como uma caixa de correio de fato. A Amazon já experimentou entregas no carro, lançando um piloto de curta duração na Alemanha com a Audi em 2015.
A decisão de fechar a parceria com a GM e Volvo no lançamento do serviço é um reflexo do foco de ambas as montadoras na tecnologia de carros conectados. A OnStar da GM é vista como líder em serviços de chamada, navegação e atendimento de emergência com base em assinatura. A montadora informou que mais de 7 milhões de veículos Chevy, Buick, Cadillac e GMC serão elegíveis para este novo serviço da Amazon.
O Volvo On Call é um serviço similar que fornece aos assinantes assistência na estrada, controle remoto do clima e a capacidade de bloquear e desbloquear seu carro de onde você estiver. Essas funções de alta tecnologia criaram um encaixe natural com a Amazon.
A empresa informa que várias notificações, além da opção de bloquear o acesso a qualquer momento, garantem que o cliente permaneça no controle do processo.
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