Após nove meses do lançamento da manutenção com Planos Flexíveis, a Scania tem 1.600 contratos de manutenção flexível ativados no mercado nacional e, de acordo com Gustavo Andrade, gerente de portfólio de serviços da Scania no Brasil, a expectativa é fechar 2018 com 3.500 planos flexíveis ativos. “No futuro não teremos mais planos periódicos”, prevê Andrade. Ele estima um potencial de 50 mil veículos a serem conectados com a instalação do módulo em caminhões fabricados de 2012 a 2016.
A montadora promete redução de até 16% no custo de manutenção com os planos flexíveis. Um dos motes dessa modalidade é a forma de cobrança, que é feita por quilometragem rodada – ou seja, se o veículo ficar parado não há cobrança – e também proporcionalmente a diferentes faixas de consumo de combustível, o que incentiva o frotista a reduzir o consumo para pagar menos. De acordo com Fábio Souza, diretor de serviços da Scania do Brasil, essa cobrança por quilometragem e de acordo com faixas de consumo nunca havia sido feita dentro da Scania mundialmente, foi uma inovação da Scania Brasil.
Para auxiliar o frotista no aprimoramento do modo de condução de seus motoristas, a Scania criou o Driver Services, um programa com três bases fundamentais: o treinamento do motorista para uma condução econômica; o uso da ferramenta Driver Support, que fornece dados em tempo real sobre a forma como o condutor está dirigindo e indica opções para melhorar a forma de condução; e o Coaching para motoristas, um serviço que oferece orientação periódica com o objetivo de manter os aprendizados obtidos nas duas primeiras etapas. Para gerar todos esses dados, o caminhão precisa estar equipado com o Scania Communicator, que é o módulo instalado no veículo que transmite as informações como velocidade média e consumo.
Veja também
Cordenonsi adota serviços conectados da Scania e prevê crescer 15% ao ano até 2023
Com soluções Scania, Cordenonsi espera reduzir em 15% seus custos de operação
A concessionária catarinense Cavese, que atende à Cordenonsi, iniciou suas atividades em dezembro de 2015 e tem em sua carteira 330 contratos de manutenção ativos. A casa serve mais de 200 municípios da região com sete pontos de atendimento. O perfil dos transportadores que param em sua oficina são de cargas frigoríficas (65%), granel (25%) e leite (10%). O maior ponto da Cavese, em Cordilheira Alta, é uma instalação de 19 mil m2 de área total, inaugurada em setembro do ano passado após investimentos de R$ 1 milhão, com 32 boxes de serviço e 34 colaboradores.
Na visão de Oscar Jaern, diretor da Cavese, a concessionária deverá registrar este ano um aumento de cerca de 10% nas vendas de caminhões, para perto de 800 unidades.
Faça um comentário Cancelar resposta