Primeira ZF Pitch Night reúne comunidade internacional de startups em Friedrichshafen

A ZF Friedrichshafen AG desenha uma nova inspiração ao universo digital após o convite a 57 startups internacionais para a primeira ZF Pitch Night em Friedrichshafen. Na última sexta-feira (10), a ZF transformou o ZF Forum, novo prédio onde fica sua sede, em um ambiente ideal e inspirador para o trabalho de startups, permitindo aos participantes apresentarem as suas abordagens, modelos de negócio e projetos. Os jovens especialistas apresentaram suas ideias criativas nos campos de condução autônoma, conectividade, inteligência artificial, robótica, entre outros. Para aqueles com as soluções mais promissoras foi concedido um projeto piloto digital na ZF ou a opção de um exclusivo encontro com a alta direção da companhia.

 

“A ZF Pitch Night é uma possibilidade para trazer para dentro de casa a comunidade de startups digitais emergentes, criativas e internacionais”, explica o Dr. Malgorzata Wiklinska, head de Ecossistemas Digitais & Parceria Estratégica, que teve a ideia do evento. “Isso nos aproxima de companhias guiadas pela inovação que têm a capacidade de fornecer a inspiração crucial na importante área da mobilidade em rede. A paixão e o poder das equipes no lançamento nos impressionaram seriamente”.

 

Um total de 57 companhias de 15 países converteram o novo ZF Forum em um marketplace internacional de tendências disruptivas e ideias inovadoras. Os jovens empresários tiveram a oportunidade de apresentar os seus modelos de negócio e produtos, fazer network e intercâmbio de ideias com os tomadores de decisões da ZF.

Em uma série de assuntos, as startups foram convidadas a propor as suas ideias sobre problemas específicos no dia-a-dia ou suas soluções nas categorias de ‘Inteligência Artificial & Robótica’, bem como ‘Condução Autônoma e Conectividade’. Em apenas três ou quatro minutos, eles tiveram que apresentar os seus produtos de maneira convincente ao júri ZF formado pelo CEO, Stefan Sommer, o CDO – Mamatha Chamarthi, e o diretor da Zukunft Ventures, Torsten Gollewski. Entre os participantes estiveram a empresa americana especialista em conectividade Savari e a empresa britânica FiveAI, que criou um nicho na fabricação de software baseado em inteligência artificial para veículos autônomos.

Olli é o primeiro veículo a utilizar a capacidade de computação cognitiva baseada na nuvem da IBM Watson IoT para analisar e aprender com grandes volumes de dados de transporte

No “New Mobility Bash”, dois especialistas americanos em novos conceitos de mobilidade, Local Motors e Auro, apresentaram seu carro de direção autônoma para transporte urbano, o Olli (veja matéria). No seu discurso final, Uwe Horstmann, sócio-fundador da empresa internacional de capital de risco Projeto A, falou sobre como os empreendedores se destacam e melhoram o seu desempenho, e como as startups podem se beneficiar da cooperação com investidores.

“Os eventos como o ZF Pitch Night impulsionam a nossa colaboração aberta com a comunidade de startups e também podem ter um impacto positivo na nossa cultura corporativa”, diz Mamatha Chamarthi. “Levamos a digitalização a sério. Queremos projetar os nossos processos de desenvolvimento de forma que nos permitam criar novos estímulos ao cenário de startups digitais mais rapidamente e criar valor agregado para os nossos clientes através do upgrade dos nossos produtos e serviços”.

A ZF Pitch Night é parte da estratégia global de digitalização de ZF. Em fevereiro, a companhia anunciou a sua colaboração com a aceleradora de startup digital Plug & Play, bem como uma parceria com a crescente plataforma de inovação “Startup Autobahn”.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta