ZF e Baidu firmam acordo de cooperação estratégica

ZF e Baidu

A ZF Friedrichshafen AG e a chinesa Baidu anunciaram uma nova cooperação estratégica. As parceiras pretendem desenvolver soluções técnicas para a China nas áreas de condução autônoma, telemetria e serviços de mobilidade.

“Com a Baidu podemos contar com uma parceira com excelente experiência em inteligência artificial, big data e soluções de serviços baseados em nuvem”, afirma o CEO da ZF, Stefan Sommer. “Essas informações são fundamentais para as tecnologias necessárias para a condução autônoma. Com o ZF ProAI, nosso sistema de controle veicular, podemos unir essas informações com outros dados gerados pelos sistemas de comunicação do carro com o ambiente ao seu redor e oferecer aos nossos clientes soluções de direção autônoma como única fornecedora”, completa.

A ZF e a Baidu pretendem trazer seus conhecimentos específicos para a nova aliança tecnológica e promover o intercâmbio de know-how técnico – e, assim, auxiliar o avanço da condução autônoma e da telemetria na China. Novos modelos de negócios para o mercado chinês deverão surgir a partir dessa nova posição de mercado estabelecida por ambas as companhias.

“A popularidade da condução autônoma está diante de grandes desafios, como a reforma da estrutura industrial e inovações tecnológicas, entre outros. Por isso, nossa cooperação é essencial para acelerar a aplicação da direção autônoma e sua comercialização”, acrescentou Robin Wu, vice-presidente da Baidu.

Desde 2013, a Baidu tem investido fortemente em pesquisa e desenvolvimento de sistemas para veículos autônomos. Em abril deste ano, a empresa lançou o “Projeto Apollo” (veja matéria), uma plataforma colaborativa aberta, completa e segura para auxiliar os fabricantes do setor automobilístico e desenvolvedores de funções de condução autônoma a acelerarem a estruturação de seus próprios sistemas exclusivos de direção autônoma com base em programas veiculares e hardware.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta