ZF apresenta sistema de transmissão elétrica na Busworld

transmissão elétrica CeTrax

Com sua nova solução plug-and-drive puramente elétrica, a ZF está focando no desenvolvimento dos transportes públicos sem emissões.

A última novidade vem na forma do inovador veículo de testes de ônibus urbano da ZF. Ele é impulsionado pela nova unidade de transmissão central elétrica CeTrax, que é adequada para veículos de piso baixo, bem como o de piso convencional. A unidade foi revelada pela primeira vez em 2016.

 

 

Agora, apenas um ano depois, a equipe de desenvolvimento em Friedrichshafen colocou um veículo equipado com a CeTrax nas ruas. Outras soluções da ZF para ônibus elétricos incluem o eixo elétrico AVE 130 e a transmissão automatizada TraXon Hybrid.

O portfólio está em exibição na Busworld 2017, a principal feira comercial para ônibus e veículos urbanos da Europa.

“A unidade de transmissão central elétrica CeTrax pode ser adaptada às plataformas de veículos existentes, sem modificações maiores no chassi, nos eixos ou nos diferenciais”, diz Jochen Witzig, responsável pelo desenvolvimento do sistema de transmissão de ônibus da ZF. “Com a nova solução, os fabricantes de veículos economizam nos custos de desenvolvimento e instalação. Somos o parceiro ideal para os fabricantes que querem utilizar unidades elétricas, além de seus motores convencionais dentro da mesma plataforma. A CeTrax tem potencial para realmente realizar a eletromobilidade”, acrescenta Jochen Witzig.

Potente, flexível e confortável

Com uma potência máxima de 300 kW e um torque máximo de 4.400 Nm, a CeTrax possui a mesma potência que os motores convencionais. O ônibus acelera com estabilidade, sem interrupção do torque, entregando conforto aos passageiros, que não percebem nenhum movimento durante a condução do veículo. O conforto também fica assegurado pela redução das vibrações do chassi, além de mais silêncio durante o tráfego, em comparação com ônibus equipados com motores convencionais.

O fato de a CeTrax poder ser combinada com eixos traseiros e eixos convencionais de piso baixo significa que ela pode ser instalada em ônibus de piso baixo de todos os tamanhos. Em comparação com outras soluções, a unidade central da ZF oferece vantagens claras no peso, alto desempenho e excelente eficiência. Ela foi desenvolvida de forma integrada, sobre toda a linha de transmissão e um layout inovador de eletromobilidade. A nova unidade elétrica, com capacidade de rampa de 25%, pode superar todas as subidas mais íngremes e, portanto, está adequada ao terreno urbano.

Tempo recorde para a comercialização

A CeTrax foi apresentada pela primeira vez na IAA Veículos Comerciais de 2016, em Hannover. Assim, demorou pouco mais de um ano para ajustar e instalar o conceito em um veículo de teste da ZF. Esse é um excelente exemplo do processo de desenvolvimento dinâmico e enxuto próprio utilizado pela ZF. Ele mostra como a empresa não só reage rapidamente ao mercado e aos desenvolvimentos tecnológicos, como também está direcionando ativamente seus desenvolvimentos para a eletromobilidade.

A ZF oferece soluções de mobilidade elétrica para novos aplicativos de ônibus
Outras soluções de eletromobilidade também estão disponíveis na ZF. A flexibilidade extra vem do eixo elétrico AVE 130, que pode gerar uma variedade de tipos de ônibus e também oferece grande poder de tração. Além disso, existe a TraXon Hybrid com o motor elétrico localizado entre o motor de combustão e a transmissão. Ela adiciona funcionalidade híbrida aos veículos comerciais pesados, tais como ônibus e caminhões.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta