Yusen Logistics embarca para Angola 103 ônibus com chassi Volkswagen e carroceria Marcopolo

Yusen Logistics

Em uma operação logística de aproximadamente quatro horas, a Yusen Logistics embarcou 103 ônibus urbanos escolares – com carrocerias Marcopolo Torino e chassi Volkswagen/MAN – do Rio de Janeiro para Angola. Os ônibus tiveram como destino final a cidade de Luanda, capital do país, e fazem parte de um programa escolar local.

Conforme informações do site da Asperbras Angola, concessionária da Volkswagen/MAN naquele país, o Programa de Mobilidade Escolar, chamado de Avante, vai receber, em uma primeira etapa, 1.500 ônibus “equipados com o que há de mais atual no sistema de transporte escolar”.  “O programa ainda contará com um sistema de bilhetes eletrônicos, georreferenciamento através de satélite, manutenção de frota, monitoramento e gerenciamento operacional”, acrescenta o portal da empresa.

A logística de transporte dos 103 ônibus foi feita em março último, com embarque no Porto do Rio de Janeiro e desembarque no Porto de Luanda E.P-Empresa Portuária de Luanda, em um trajeto de, aproximadamente, dez dias. A Yusen Logistics se responsabilizou pela operação porto-porto sendo que a autoridade portuária fez o desembarque, como usualmente ocorre naquele porto.

Essa foi a primeira operação de embarque de ônibus da Yusen Logistics, que até então só havia feito trabalho semelhante com automóveis.

A Yusen optou por realizar o embarque dos ônibus em navio Ro-Ro (Roll on, Roll off). “O maior desafio era conquistar a confiança do cliente nesta primeira operação conosco”, disse Alexandre Chami, diretor de IFF (International Freight Forwarding), ao comentar os resultados positivos do transporte dos ônibus. Na avaliação do executivo, o embarque Ro-Ro, nestes casos, é a forma mais segura e mais rápida, pois os ônibus entraram conduzidos por motoristas especialmente treinados e seguiram por uma rampa, o que agilizou a operação.

A Yusen Logistics nasceu a partir da integração da Yusen Air & Sea, uma companhia do grupo NYK, focada no transporte aéreo, com a NYK Logistics, também do grupo NYK, dedicada ao segmento de transporte marítimo e contratos. Com a integração, a nova empresa passou a contar com um portfólio mais amplo de serviços e a atuar nos mercados do Japão, Europa, Américas, oeste e sul da Ásia e Oceania. A atuação do grupo como um todo atinge 100 países, com aproximadamente 19.000 funcionários e conta com uma área total de armazenagem de 2,08 milhões de metros quadrados. Fundada em 1955, tem sua matriz no Japão.

No Brasil, está presente há quinze anos, como provedor de soluções logísticas, e oferece serviços de transporte internacional, frete aéreo, marítimo, rodoviário, desembaraço aduaneiro, armazenagem e distribuição.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta