A Wabco Brasil passou a realizar o atendimento ao México, que antes era feito pelos Estados Unidos. Operando a transição da administração da equipe norte-americana para a brasileira há pouco mais de um ano, quando o Brasil iniciou os trabalhos com o mercado de pós-venda mexicano, o Brasil passou a responder também pelo mercado de fabricantes de equipamentos originais.
“Já temos presença em todas montadoras com operação em território mexicano. Com a estrutura local focada em vendas, a ideia é aumentar nossa participação”, declarou Reynaldo Contreira, que assumiu o cargo de diretor-presidente da Wabco América Latina.
A Wabco já atende a fabricantes de implementos rodoviários mexicanos. A empresa possui no país, uma unidade industrial e um centro de distribuição e está avançando no sentido de abrir portas no mercado do México para suas tecnologias. “O principal desafio no México será o reposicionamento da marca, com mais disponibilidade de produtos no mercado local”, completou Contreira.
No ano passado, a Wabco Brasil recebeu a visita de um grupo mexicano de clientes do comércio de autopeças, em sua sede em Sumaré, no interior do estado de São Paulo. Na expectativa de começar 2020 com mais distribuidores, este mesmo projeto será replicado nos próximos meses.
“Estamos avançando no treinamento de profissionais de nossos clientes”, disse Contreira. Os especialistas da Wabco Academy, centro de excelência em treinamento técnico, estão trabalhando fortemente para levar as informações necessárias para frotistas e fabricantes de semirreboques. A primeira meta é compartilhar com o mercado mexicano conhecimento prático e informações obtidas ao longo de anos de experiência. A Wabco Academy está presente na Colômbia e no Peru. No Brasil, tem unidades em Sumaré (na mesma instalação da fábrica), Belo Horizonte, Recife e Florianópolis.
No México, há uma grande deficiência em serviços especializados de manutenção para sistemas de freio pneumático e, neste quesito a Wabco , com sua rede de postos de serviço, poderá apoiar e muito os clientes. O país não dispunha de Service Partner, a rede de postos de serviços credenciados da Wabco. Com os treinamentos realizados recentemente para profissionais do mercado de reparação, em junho, foi inaugurada a primeira oficina credenciada e, logo, serão duas. Na América do Sul, há 150 postos de serviços.
A empresa está confiante de que a expertise no atendimento à América do Sul contribuirá para criar laços de relacionamento que irão fortalecer a marca no mercado mexicano. “Somos latinos com culturas e necessidades de mercado semelhantes”. Contreira conta que recentemente em conversa com um fabricante mexicano de semirreboque ouvia com atenção o que o cliente precisava que fosse resolvido e, ao mesmo tempo, já sabia qual era a solução: idêntica à adotada no Brasil. As demandas que vêm dos clientes e as necessidades expostas são facilmente identificadas e analisadas, uma vez que são muito parecidas às que já são adotadas pela Wabco na América do Sul. Portanto, muitas das soluções para o cliente já estão desenhadas e desenvolvidas para atender da melhor forma e de maneira mais rápida.
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