VWCO lança RIO para soluções digitais de logística

plataforma de logística RIO

Chega à America Latina, a partir de 2019, a plataforma de logística RIO, aberta e baseada em nuvem da VWCO. E o Brasil vai ser o primeiro mercado atendido antes dos planos do RIO de desembarcar no México, Argentina e Chile.

Para atender às demandas regionais, a plataforma contará com serviços exclusivos para a América Latina, além do portfólio global do RIO, de fabricantes e outras empresas.

A plataforma de logística RIO combina informações sobre caminhões, reboques, motoristas e pedidos com dados sobre tráfego, clima e navegação, gerando recomendações valiosas e sob medida em tempo real, integrando toda a cadeia de suprimentos em um ambiente de conectividade.

Roberto Cortes e a plataforma de logística RIO

“O lançamento do RIO agregará soluções digitais para ecossistemas completos de transporte e logística. Isso vai representar uma evolução na tecnologia pioneira do Volksnet, incorporando suas funções e oferecendo muito mais. O transporte na América Latina será muito mais seguro e eficiente”, diz Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

 “Ao longo do próximo ano, os caminhões VW Delivery, VW Constellation e MAN, além dos ônibus Volksbus, destinados ao mercado brasileiro, sairão gradualmente de fábrica prontos para conexão digital através da RIO Box, que também será oferecida para instalação a quem já possui veículos da marca com interface aberta FMS. Esperamos atender os demais mercados latinos em breve, começando pelas operações de transporte em nossas fronteiras”, explica Cortes.

plataforma de logística RIO

A interface vai gerar também benefícios em outros serviços que a VWCO oferece a seus clientes. Nos caminhões e ônibus Volkswagen conectados com a RIO Box, o atendimento aos clientes pelo ChameVolks será muito mais eficiente e ágil. Ao receber uma chamada, o consultor prontamente identificará a localização e o histórico dos indicadores que auxiliarão no correto diagnóstico do veículo. Dessa forma, o concessionário acionado estará mais preparado para realizar o atendimento, de forma eficaz, em campo ou em seu espaço, aumentando a produtividade através do menor tempo de parada do veículo para manutenção.

Os veículos equipados com a RIO Box vêm com um pacote básico sem custos chamado Essentials e terão acesso a mais soluções exclusivas oferecidas no Marketplace (mercado virtual). O RIO Essentials oferece mapas digitais com a posição do veículo, análise de desempenho, consumo médio de combustível, distância percorrida no período, tempos de direção e parada, além de horas de funcionamento do motor.

Serviços RIO serão progressivamente introduzidos no Marketplace da plataforma. “Os clientes poderão aderir ou cancelar serviços individualmente, a cada dia e por veículo, sem um prazo mínimo — taxas de adesão ou prazos mínimos de permanência não se aplicam, com exceção dos serviços que exigem equipamentos adicionais (como sirene, sensores etc.)”, explica Jan Kaumanns, CEO do RIO.

Além do Essentials, os serviços RIO disponíveis aos clientes da Volkswagen Caminhões e Ônibus serão: avaliação de desempenho do veículo com maior armazenamento dos dados na nuvem; treinamentos do motorista e monitoramento; gerenciamento de tacógrafos; e planejamento de manutenção.

Outros serviços dedicados à logística avançada serão oferecidos através da plataforma, tais como: localização, cercas e alertas; gestão de entregas e troca de mensagens com o motorista; e identificação e administração de implementos.

O Security, serviço do RIO exclusivo para mercados da América Latina, busca a melhor gestão da segurança da carga e do veículo em três diferentes níveis, especialmente concebido para atender ao “plano de gestão de riscos” estabelecido pelas agências de risco.

O ecossistema da plataforma de logística RIO é baseado em “nuvem”, aberto e oferece ao cliente, numa única interface, acesso a todos os aplicativos e serviços. Juntas ao RIO, empresas como Omnilink, Continental, Pirelli Cyberfleet, PST Positron, Bosch e DriveUp vão oferecer seus serviços através do Marketplace.

Com construção amigável e aberta a novos serviços na logística, o RIO é uma plataforma para oferta de serviços das start-ups e empresas inovadoras no segmento. O pacote de informações poderá ser compartilhado com o proprietário do veículo, o motorista, e num futuro próximo até com a rede de concessionários autorizados (para agendamento de manutenções, por exemplo).

Clientes brasileiros já rodam equipados com a RIO Box (equipamento que conecta o veículo às soluções em “nuvem”) para testar a novidade e os dados dos veículos poderão ser visualizados em tempo real no estande do RIO no salão internacional IAA em Hannover, na Alemanha, de 20 a 27 de setembro.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta