VWCO e Ambev criam parceria por negócios baseados em mobilidade elétrica

negócios baseados em mobilidade elétrica

A VWCO – VW Caminhões e Ônibus e a Ambev assinaram um termo de cooperação global para o desenvolvimento de um modelo de negócios baseados em mobilidade elétrica. O anúncio foi feito pela diretoria da VW Caminhões e Ônibus e por Guilherme Gaia, diretor de sustentabilidade e suprimentos da  Cervejaria Ambev, na presença de Andreas Renschler, CEO do Grupo Traton, durante a IAA, em Hannover, na Alemanha.

O objetivo das empresas é somar forças para viabilizar a utilização da propulsão elétrica na distribuição urbana de produtos e criar um benchmarking em sustentabilidade para o mercado logístico global, contemplando a operação do caminhão VW e-Delivery e seu abastecimento por meio de fontes de energia sustentáveis.

“Firmar este compromisso em uma feira internacional e que traz a mobilidade sustentável como grande tema desta edição é inserir definitivamente a tecnologia da VW Caminhões e Ônibus na rota de desenvolvimento mundial e, mais do que isso, de viabilidade da aplicação elétrica”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

“O sonho de criarmos as bases para a mobilidade elétrica, em prol da sustentabilidade, é cada dia mais real e com este compromisso reafirmamos nossa parceria para prover novas tecnologias e processos desenvolvidos no Brasil e que podem ser benchmarking para o mercado global. Sustentabilidade não faz parte do nosso negócio, ela é o nosso negócio”, comenta Guilherme Gaia, diretor de sustentabilidade e suprimentos da Cervejaria Ambev.

Com a parceria entre Cervejaria Ambev e Volkswagen, 1.600 caminhões VW elétricos serão utilizados na distribuição de bebidas das marcas como Skol, Brahma, Antarctica e água AMA até 2023. Isso significa que mais de 1/3 da frota que atende a cervejaria será composta por veículos movidos a energia limpa, deixando de emitir mais de 30,4 mil toneladas de carbono em sua cadeia logística por ano.

O primeiro caminhão a integrar essa frota será o VW e-Delivery e chegará às ruas do Brasil até o final de setembro, inaugurando assim a primeira fase de testes para determinar a tecnologia mais adequada para atender as operações da Cervejaria Ambev. O modelo será recarregado com 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas, como eólica e solar.

A AmBev, com a parceria para o desenvolvimento de negócios baseados em mobilidade elétrica com a VWCO, também será uma das primeiras empresas a utilizar a plataforma de logística RIO, que estará disponível no mercado brasileiro a partir de 2019

O trabalho em conjunto representa um passo importante em direção a um futuro cada vez menos dependente de combustíveis fósseis e tem por objetivo reduzir ainda mais as emissões de gases de efeito estufa na frota que atende a Cervejaria Ambev. Entre 2014 e 2017, a companhia já reduziu esse índice em 33,9%.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta