Volkswagen vende 330 ônibus e aumenta participação no mercado paulista

VW no mercado paulista

Em sintonia com o aquecimento do mercado nacional de ônibus – que no primeiro trimestre deste ano apresentou crescimento de 71,3% sobre igual período do ano passado, com o emplacamento de 6.195 unidades – a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) registrou aumento nas vendas de ônibus e fechou o primeiro trimestre com market share de 22,8%, com a comercialização de 1.418 veículos.          

No Estado de São Paulo, as vendas da montadora têm sido expressivas, tanto para operadores do transporte público da capital e região metropolitana, quanto para o interior paulista. Segundo dados da própria empresa, a participação dos ônibus Volkswagen no mercado paulista avançou 22% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2018.

Nos primeiros três meses do ano, a empresa fechou a venda de 330 Volksbus, dos quais 45 unidades do chassi 17.230 ODS para a Vila Galvão, empresa de transporte urbano de passageiros de Guarulhos. Os veículos são equipados com suspensão pneumática na dianteira e na traseira, recurso que proporciona maior conforto aos passageiros e menor custo operacional.

Em Itatiba, cidade do interior paulista, foram comercializados 32 novos veículos para a operação de transporte urbano da TCI, Transporte Coletivo de Itatiba, com rodagem média de 5 mil quilômetros por mês. O lote que servirá à renovação da frota é composto por chassis Volksbus 17.230 ODS e por micro-ônibus Volksbus 9.160 OD.

Segundo Luciano Consolini, sócio da TCI, a empresa realizou uma “minuciosa” pesquisa de mercado antes de optar pela substituição de seus antigos veículos pelos Volkswagen. “Consultamos outros empresários, bastante satisfeitos com os ônibus Volkswagen. Eles nos relataram excelente custo-benefício em relação à manutenção. O pós-vendas é outro ponto que os outros clientes elogiaram, além do atendimento da fábrica e da concessionária Maggi. Tudo foi bastante positivo”, comenta Consolini.

Na capital paulista, a operadora KBPX Administração e Participação adquiriu sete Volksbus 18.280 OTS Low Entry. “Colegas empresários que já haviam adquirido ônibus da marca falaram muito bem a respeito da performance do veículo e sua maciez”, afirma Sérgio Kuba, empresário da KBPX.

“Todo o negócio de ônibus é estruturado para oferecer apoio total ao cliente, desde a engenharia de produtos robustos para encarar o trânsito intenso das cidades, até o atendimento da estrutura de vendas e pós-vendas, que conta com todo o suporte de nossa rede de concessionárias”, afirma Jorge Carrer, gerente executivo de vendas de ônibus da VWCO.

Família Volksbus

O Volksbus 17.230 OD é indicado para operações de transporte urbano e fretamento. Conta com polia adicional de série que facilita a instalação do ar-condicionado. Pode ser equipado com suspensão pneumática na dianteira e na traseira, como é o caso do novo 17.230 ODS.

O Volksbus 18.280 OTS LE é equipado com motor MAN D08 de 6 cilindros e 280 cv, opção de transmissão automática ou automatizada e piso baixo. “Foi concebido em sinergia com o projeto europeu e apresenta novos conceitos de construção e soluções tecnológicas voltadas para as operações urbanas com veículo acessível de padrão mundial”, informa a empresa.

O micro-ônibus 9.160 OD Urban conta com eixo Meritor MS 15-124, ainda mais reforçado, e apresenta ganho em seu peso bruto total (PBT), que passa de 9,2 para 9,4 toneladas, tornando-o mais resistente. O modelo está disponível com entre-eixos de 4.300 mm para aplicação urbana e 4.500 mm para as aplicações fretamento e turismo, permitindo carrocerias de até 9 metros.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta