VW adquire divisão de serviços digitais da Volvo

wirelesscar

A Volkswagen se tornou controladora da WirelessCar, desenvolvedora de serviços digitais especializada na condução conectada da Volvo, ao adquirir 75,1%  da empresa por 1,1 bilhão de coroas suecas (US$ 122 milhões).

A Volkswagen afirmou que pretende investir mais de 11 bilhões de euros em veículos elétricos, digitalização, direção autônoma e serviços de mobilidade até 2023, com a maior parte destinada a carros elétricos e a aquisição da WirelessCar é um  importante passo da montadora alemã para conseguir ficar no páreo na grande corrida que está sendo travada em relação aos novos veículos inteligentes, elétricos e autônomos.

Grande parte do controle destes modelos vai depender da tecnologia embarcada em termos de software, e é justamente neste ponto que a Volks aposta suas fichas ao anunciar essa compra.

A tecnologia desenvolvida pela WirelessCar  permite a troca de dados segura e estável entre os sistemas operacionais de seus carros. Essa é uma preocupação cada vez mais presente no desenvolvimento dos sistemas para veículos, uma vez que eles podem acabar sendo hackeados e os problemas podem ser enormes.

Além disso, a empresa adquirida pela Volkswagen também está desenvolvendo uma plataforma de nuvem junto com a Microsoft e que vai permitir que muitos destes dados sejam armazenados externamente, sem que tenham que necessariamente estar dentro do veículo.

A WirelessCar tem sua própria plataforma de tecnologia e desenvolve serviços digitais como faturamento, segurança e serviços de emergência para clientes, incluindo Jaguar Land Rover, Daimler, Nissan e Volvo Cars.

De acordo com dados recentes sobre a companhia que está sendo adquirida, a WirelssCar conta com mais de 3 milhões de carros conectados em todo o mundo e deve contabilizar receitas de cerca de US$ 55 milhões em 2018.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta