Imagine se seu carro fosse capaz não apenas de dizer se você estava muito bêbado – ou sonolento, ou distraído, ou de alguma outra forma – para dirigir, mas pudesse literalmente parar de rodar.
Pois este é um dos recursos mais interessantes do novo Volvo EX90, que será lançado no início de novembro e promete ser o veículo mais seguro do mundo, enquanto a empresa se prepara para ter todos seus produtos totalmente elétricos até 2030.
A compreensão do estado do motorista se dará por meio de sensores de detecção e alcance de luz (LIDAR), um dos quais será montado fora do carro para ajudar a detectar obstáculos na estrada e os outros dois se concentrarão nos olhos dos motoristas para determinar suas condições de condução ou se precisam de assistência.
O carro extra-inteligente emitirá primeiro uma série de avisos ao motorista se seus sensores detectarem que o motorista está embriagado e, em seguida, diminuirá a velocidade do carro e eventualmente o interromperá e acenderá as luzes de perigo se o problema persistir.
“Nossa pesquisa mostra que, simplesmente observando para onde o motorista está olhando e com que frequência e por quanto tempo seus olhos estão fechados, podemos dizer muito sobre o estado do motorista”, disse Emma Tivesten, especialista técnica sênior do Volvo Cars Safety Center.
“Ao basear seus cálculos em nossas descobertas de pesquisa, o sistema de detecção permite que nossos carros identifiquem se a capacidade do motorista está prejudicada, talvez devido à sonolência, distração ou outras causas de desatenção e ofereça assistência extra da maneira que melhor se adapte à situação.” Concluiu Emma.
De acordo com a Volvo, diferentes padrões de visão podem indicar diferentes estados para o carro, o que alertará o motorista de acordo. Por exemplo, se o motorista está “olhando muito pouco para a estrada”, isso pode significar que ele está enviando mensagens de texto enquanto dirige, mas se ele está focando “muito”, pode sinalizar que ele está perdido em pensamentos e não prestar atenção à tarefa em mãos.
Jim Rowan, CEO da Volvo Cars, disse que “com o Volvo EX90 oferecemos um dos conjuntos de sensores mais avançados do mercado. Um conjunto exclusivo da Volvo de oito câmeras, cinco radares, 16 sensores ultrassônicos e um sensor LiDAR de última geração”.
Pesquisa recente da Volvo indica que adicionar o LiDAR a um carro já seguro pode reduzir acidentes com resultados graves em até 20%, e a prevenção geral de acidentes pode ser melhorada em até 9%.
Incorporada na linha do próximo Volvo EX90 e se tornando padronizada ao longo do tempo, a tecnologia LiDAR pode detectar pedestres a distâncias de até 250 metros e algo tão pequeno e escuro quanto um pneu em uma estrada a 120 metros à frente. Tudo isso enquanto o carro trafega em velocidades de rodovia. O sistema não depende da luz como uma câmera, sendo muito eficaz durante à noite.