Com mudanças feitas no trem de força e no diferencial, o novo chassi de ônibus para o transporte urbano de passageiros lançado hoje (08/08) pela Volvo Bus Latin America pode proporcionar uma redução de até 3% no consumo de combustível, em comparação ao modelo anterior. O chassi B8R entrou na linha de produção da Volvo, em Curitiba (PR), para substituir o modelo B290R.
Além de mais econômico, o B8R promete outras vantagens operacionais, como a redução em até 4% no custo de manutenção, graças ao maior intervalo entre as trocas de óleo. O intervalo de troca de óleo do motor pode chegar a até 40 mil quilômetros rodados, dependendo do tipo de aplicação.
“A Volvo investe continuamente no desenvolvimento de veículos mais eficientes, que garantam o menor custo por passageiro transportado, colaborando, dessa forma, para aumentar a eficiência de transporte e contribuir com o sucesso dos negócios dos clientes da marca”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Bus Latin America.
O lançamento do B8R faz parte de uma estratégia da Volvo Bus de produção de veículos dentro de uma plataforma global, o que oferece maior disponibilidade de peças, agilidade e facilidade de atendimento.
Com um novo motor de 250 cv de potência, 950 Nm de torque, novas gerações de caixa de câmbio Voith e ZF disponíveis e novas relações de diferencial, o veículo garante desempenho superior ao do seu antecessor no transporte de passageiros. O motor de oito litros que equipa o novo chassi é produzido no complexo fabril da Volvo, em Curitiba.
É equipado de série com sistema de freios a disco EBS 5, suspensão eletrônica e volante com ajuste de altura e profundidade para oferecer segurança e conforto ao motorista e ao passageiro. O modelo possui configuração de eixo 4×2 e está disponível nas versões com pisos alto e baixo.
Conectividade
O B8R sai equipado, de fábrica, com softwares de conectividade para facilitar a ativação do sistema de gerenciamento de frotas da Volvo, o Fleet Managment e o I-Coaching. As ferramentas auxiliam gestores de frota a traçar estratégias para reduzir os custos da operação e ajuda os motoristas a extraírem a máxima eficiência do veículo, com dicas de como dirigir com menor consumo de combustível e menor desgaste de peças.
“Para garantir os resultados de desempenho e consumo, a Volvo trabalhou no desenvolvimento avançado da engenharia do veículo, e em simulações de performance e testes para adequar o veículo ao mercado latino-americano e garantir a sua eficiência”, conta Renan Schepanski, engenheiro de vendas da Volvo Bus Latin America.
Depois do período de desenvolvimento, o B8R passou por intensos testes de campo com clientes da marca em diferentes condições de tráfego urbano, topografia e quantidade de passageiros, para comprovar o desempenho e eficiência do novo veículo.
Uma das empresas de transporte a testar o novo chassi da Volvo, foi a Viação Santa Brígida, que opera linhas urbanas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e no centro da cidade de São Paulo. “Dada a nossa experiência positiva com o modelo B290R, os testes iniciais com o B8R mostram boa adaptação às condições técnicas e viárias. Nossa expectativa é, sobretudo, em relação ao aumento entre intervalos de manutenção preventiva”, destaca Fernando Cesar Bastos Filho, gerente de manutenção da Viação Santa Brígida.
“Acreditamos fortemente no bom desempenho do B8R, em função ainda dos resultados obtidos com nossos outros modelos Volvo, apoiados pela Volvo Equipe Dedicada”, completa Antonio Carlos Lourenço Marques, diretor de manutenção da Viação Santa Brígida.
América Latina
Para alguns países da América Latina, além do B8R com 250 cv de potência a Volvo também está disponibilizando o veículo com 330 cv. A potência maior é necessária para cidades com condições severas de topográfica e grande altitude.
Os principais mercados da Volvo Bus Latina America fora do Brasil são Colômbia, Chile, Peru e Argentina.
“É um veículo que oferece ainda mais eficiência ao transporte público de passageiros. As melhorias implementadas no B8R aumentam o desempenho, a disponibilidade e a agilidade do atendimento do pós-vendas”, destaca Gilberto Vardânega, diretor comercial de ônibus Volvo no Brasil.
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