15 de agosto de 2022

Volvo Group Venture Capital faz investimento estratégico na Optibus

Volvo Optibus

A montadora sueca anunciou, por meio da Volvo Group Venture Capital , um investimento estratégico na Optibus , uma plataforma de software para planejamento e operações de transporte público, para avançar na eletrificação de ônibus e na digitalização do setor de transporte público.

O investimento da Volvo na Optibus, que no mês passado se tornou a primeira empresa unicórnio dedicada ao transporte público, visa a implementação de frotas de ônibus sustentáveis ​​e operações de transporte mais eficientes.

O transporte público sustentável e de alta qualidade só pode ser alcançado por meio da digitalização em todo o setor e da eletrificação dos veículos. No entanto, as ferramentas de planejamento manuais e legadas ainda são comuns em todo o mundo, e os ônibus elétricos são apenas 20%  do mercado de ônibus urbanos na Europa e de 2% nos EUA .

O mercado de ônibus está se transformando devido à digitalização, eletrificação e mudanças nos modelos de negócios. Soluções avançadas de software são fundamentais para que as cidades e os operadores de ônibus aproveitem os desenvolvimentos do mercado. A Optibus e o Grupo Volvo colaborarão para criar aprendizados estratégicos mútuos e oportunidades de crescimento. Usando algoritmos de otimização, inteligência artificial e computação em nuvem, a Optibus desenvolve e fornece uma plataforma de software tudo-em-um para digitalizar e otimizar os processos de trabalho envolvidos no planejamento e gerenciamento de transporte público. O software agiliza as operações de negócios, melhora os serviços aos passageiros e oferece suporte a uma transição suave para  frotas de ônibus 100% elétricos . A start-up de SaaS apresenta um forte crescimento de negócios; sua receita dobrou ano após ano, sua avaliação subiu para US$ 1,3 bilhão no mês passado e o número de cidades que usam o Optibus mais que dobrou em 2021, crescendo para 1.000 cidades em 26 países da América do Norte e do Sul, EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e Ásia.