Volkswagen apresenta caminhão madeireiro Constellation 31.390 8×4

caminhão madeireiro Constellation 31 390

A MAN apresentou ao mercado o caminhão Volkswagen Constellation 31.390 8×4, vocacionado para o setor madeireiro já que se destina a aplicações mistas fora de estrada e rodoviária. O veículo foi concebido sob medida para a operação, em parceria com o BMB Mode Center, centro exclusivo de modificações da MAN Latin America.

Os primeiros modelos produzidos já estão em testes de campo com clientes como a Breda e segundo Eduardo Pilon, gerente de operações da empresa, os resultados são bastante positivos. “O conjunto de veículo mais implemento é cerca de 3 mil quilos mais leve que os atuais em operação, mesmo equipado com eixo adicional. Isso amplia nossa capacidade de carga em cerca de 10% a cada viagem, o que sem dúvida nos traz ganhos operacionais contundentes”, explica Pilon.

Equipado com eixo adicional o veículo teve ampliada sua capacidade de carga em cerca de 25% em relação ao 31.390 6×4. “Como rodam em trechos com topografia mais acidentada e aclives acentuados, esses veículos têm que ser do tipo rígidos, não podem ser cavalos mecânicos, e precisam levar mais carga. Daí a necessidade do eixo adicional”, explica Ricardo Monici, consultor comercial responsável pelo segmento florestal da MAN Latin America.

Outro diferencial do caminhão é o fato de não contar com redução no cubo, o que otimiza sua operação nas rodovias, reduzindo o consumo de combustível e conferindo melhor custo operacional a aplicações mistas com predominância rodoviária.

Os eixos traseiros estão equipados com uma tecnologia de bloqueio de diferencial automático, o “No-Spin”. Este sistema complementa o bloqueio longitudinal (bloqueio entre os eixos traseiros), permitindo que o caminhão trafegue pelos mais difíceis e severos tipos de terreno, sem possibilidade de atolamento em caso de lama em excesso.

Breda

Os veículos da frota da Breda rodam em média 10 mil quilômetros/mês, na região do Vale do Paraíba, no interior paulista, carregados com toras de madeira.

“Os caminhões rodam 24 horas, sete dias por semana. Param apenas para manutenção. E mesmo com o uso severo, em condições complexas de topografia, o VW Constellation realizou apenas manutenções preventivas, mostrando-se bem robusto”, destaca José Henrique da Silva, coordenador operacional da Breda.

Outro destaque da MAN Latin America na operação é o MAN TGX 29.480 Crossover. Destinado a aplicações mistas, que demandam rodagem em rodovias e trechos off-road, alia a confiabilidade e robustez dos cavalos-mecânicos MAN às demandas específicas dos setores madeireiro e canavieiro.

Ideal para aplicações rodoviárias de longas distâncias e que necessitem de velocidade média superior com PBTC até 74 toneladas, proporciona viagens mais confortáveis e maior nível de segurança.

Com suspensões dianteira e traseira elevadas, quinta roda de 3,5 polegadas e instalação de um kit que engloba componentes como protetores de farol, suportes especiais de amortecedores e proteção aos radiadores, o MAN TGX 29.480 Crossover traz ainda cabine espaçosa, que oferece mais conforto para o motorista. A suspensão da cabine com quatro bolsões pneumáticos minimiza a transferência da vibração do piso para o interior da cabine.

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